Depois de uma Série B no limite, por conta da situação financeira, o acesso à Série A de 2020 obrigou o Sport a reformular o elenco e armar um time capaz de, no mínimo, evitar o rebaixamento à Segundona. Porém, nem tudo são flores nesta temporada do leão. Por conta de fins de contratos, mudanças no elenco, rescisões amigáveis, e outras saídas não tão amistosas, o rubro-negro se desfez de 14 jogadores.
Um levantamento feito pelo Diário de Pernambuco, analisou a situação desses atletas em seus respectivos clubes. Na lista, há profissionais que atuam no Brasil, Europa e até na Ásia. Alguns vivem bons momentos, outros sequer são relacionados. Confira, em ordem cronológica de saída, os atletas que não fazem parte dos planos do Sport, mas atuaram pelo clube em 2020.
Confira a situação dos atletas:
Rithely: Tendo realizado apenas dois jogos vestindo as cores do Sport em 2020, Rithely foi contratado em novembro pelo Atlético/GO. Regularizado na semana que foi anunciado pelo Dragão, o volante que tem mais de 350 jogos pelo Leão estreou pelo clube goiano nos minutos finais na vitória por 1 a 0 diante de seu antigo clube, na Ilha do Retiro. Na última partida, o clássico goiano, atuou por apenas oito minutos na derrota do Atlético.
Philip: Contratado pelo Sport após ter marcado o gol que ajudou o Afogados da Ingazeira a eliminar o gigante Atlético/MG da Copa do Brasil, Philip pouco foi aproveitado na Ilha do Retiro. Atualmente, Philip Soares joga no Manaus FC, da Série C. Pelo Gavião do Norte, desde que foi anunciado, na primeira quinzena de novembro, o atleta de 29 anos entrou em campo quatro vezes, ajudou o clube manauara a derrotar o Santa Cruz, porém não foi o suficiente para classificá-lo ao quadrangular decisivo.
Ronaldo: Natural de São Bernardo do Campo, o atacante Ronaldo foi anunciado pelo Avaí em outubro. Com a camisa do Leão Catarinense, o jogador de 29 anos atuou sete vezes, sendo três como titular, e não marcou um gol sequer. Na 23ª rodada, diante do Botafogo/SP, o atleta saiu machucado de campo e teve que ser substituído. Desde então, participou de apenas dois dos últimos seis compromissos do Avaí e foi alvo de uma polêmica envolvendo %u2018noitada%u2019 em uma casa noturna de Florianópolis e agressão de torcedor.
Élton: O experiente atacante Élton assinou a rescisão contratual com o Sport em setembro e, logo em seguida, foi anunciado pelo Cuiabá, então líder da Série B. Pelo clube mato-grossense, o jogador de 35 anos entrou em campo 14 vezes, sendo nove entre os 11 iniciais, e marcou sete gols, sendo quatro nos últimos dois jogos do clube: média de 0,5 por partida.
Juninho: Sem espaço no futebol brasileiro, o jovem atacante Juninho arrumou suas malas para a Bulgária em setembro e assinou com o clube Arda Kardzhali, da Primeira Divisão do Campeonato Búlgaro. Acumulando problemas fora de campo, o piauiense tem passagens por Ceará e Guarani. No leste europeu, o atleta não vem sendo relacionado, atuou em apenas três partidas e segue sem marcar gols.
Willian Farias: Outro ex-Sport que atua no exterior é o volante Willian Farias. Em quase um ano na Ilha do Retiro, o atleta chegou a viver bons momentos pela equipe rubro-negra e carregar a faixa de capitão. Anunciado em setembro pelo Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos, o jogador de 31 anos, apesar de jogar constantemente, vive má fase: o Hatta Club é o lanterna da UAE Pro League e, desde que o brasileiro foi contratado, coleciona um saldo de menos 21 gols.
Pablo Pardal: Em junho, o Sport acertou o empréstimo do jovem meia Pablo Pardal ao Cascavel/PR. A equipe paranaense compete na Série D do Brasileirão e, por lá, o cria da base leonina atuou em 14 jogos, marcou um gol e vem entrando nos minutos finais das partidas.
Rafael Luiz: Outro prata-da-casa que não fará parte dos planos do Sport em 2020 é o lateral-direito Rafael Luiz. Com os direitos negociados à Ferroviária, de São Paulo, o atleta de 18 anos está emprestado ao Cruzeiro. Pelo clube mineiro, o jovem jogador vem sendo bem aproveitado: atuou em 11 partidas, sendo cinco como titular. Nos últimos cinco jogos, porém, figurou no banco de reservas da Raposa.
Jean Patrick: Contratado pelo Sport para a temporada 2020, Jean Patrick não correspondeu em campo. Dispensado por Milton Bivar em junho, o jogador de 28 anos atualmente está no Cuiabá/MT. Pelo Douradão, o atleta não desempenha o seu melhor futebol e luta por uma vaga na titularidade do quinto colocado da Série B. Em 13 jogos pelo clube mato-grossense, o meia começou somente três partidas entre os 11 iniciais. Nos quase quatro meses vestindo as cores do Cuiabá, Jean Patrick ainda não foi efetivo em balançar as redes e pratica um futebol inconstante – com mais baixos do que altos.
Cleberson: Outro jogador contratado em 2019 pelo Sport e teve seu contrato interrompido em 2020 é Cleberson. O zagueiro de 28 anos foi anunciado em agosto pelo CSA e é um dos pilares da linha defensiva titular do clube alagoano. Pelo Azulão, Cleberson atuou em 20 jogos, marcou um gol e é peça importante do time na luta pela promoção à Série A.
Yan Santos: Aproveitado pelo Sport na campanha da Série B de 2019, Yan Santos estava emprestado ao Rubro-negro pelo Palmeiras. O clube paulista ainda detém os direitos do atleta, mas pediu o retorno do jogador de 22 anos para negociá-lo com o Moreirense de Portugal. Pelo clube português, o jovem atleta atuou por apenas 66 minutos divididos em três jogos: nos empates contra o Belenenses e Gil Vicente, e no triunfo sobre o Marítimo, ambos pela Primeira Liga.
Éder: Contratado pelo Sport em maio de 2019, o defensor Éder deixou o Leão rumo ao Atlético/GO. Pelo clube goiano, o jogador de 25 anos tinha o status de titular absoluto até se lesionar na partida contra o Coritiba, no dia 31 de outubro, e ainda não atuou em novembro. Em 20 jogos, sendo todos como titular, o camisa 4 do Dragão vive seu melhor momento da carreira.
Vicente: Vicente, lateral de 24 anos, fez apenas três partidas vestindo vermelho e preto. Emprestado pela Jacuipense/BA, em fevereiro o atleta rescindiu contrato com o Leão e voltou à Bahia. Pelo Leão Grená, participou de 13 partidas, totalizando cerca de 980 minutos. Titular absoluto, Vicente atuou em 11 das últimas 12 partidas do clube baiano.
Ewandro: Cedido em janeiro via empréstimo pela Udinese-ITA, Ewandro disputou 11 partidas com a camisa do Sport e marcou um gol. Com o início do Brasileirão, o atacante de 24 anos perdeu espaço no Leão e logo foi transferido para o Vitória. Na Série B deste ano, o jovem atleta entrou em campo oito vezes, com uma média de 66 minutos por partida, e balançou as redes uma vez. Sem jogar desde outubro, o ex-Sport retornou após se recuperar de uma lesão muscular, entrou nos minutos finais e foi responsável pelo gol de empate do Cuiabá.
Hyuri: Emprestado ao Sport pelo Atlético/MG, Hyuri participou ativamente da campanha da Série B 2019. Com o contrato encerrado, o atleta de 27 anos foi negociado com o Atlético/GO. Após perder espaço no Dragão, o atacante rescindiu com o clube e acertou com o CRB em novembro. Vestindo as cores do clube alagoano, Hyuri entrou cinco vezes em campo e marcou um gol.
Guilherme: Principal nome do Sport na campanha da temporada passada, Guilherme estava emprestado ao Leão pelo Grêmio e, assim que a Série B terminou, o jogador foi vendido ao Al-Faisaly da Arábia Saudita. Na Saudi Professional League, o atacante de 25 anos vem sendo um dos destaques do clube treinado por Péricles Chamusca. Em 21 jogos, o jogador já anotou 6 gols. No jogo mais recente, diante do Al Ain Atawlah, o ex-Sport jogou os 90 minutos e teve atuação medíocre no empate.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.