Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Após o empate no Clássico das Multidões, Jair Ventura explica situação do Sport com a CNRD

Santa Cruz e Sport entraram em campo neste domingo (14), no Arruda, válido pelo Campeonato Pernambucano. Porém, o empate por 1×1 deixou os rubro-negros decepcionados. Com o resultado, os tricolores estão em terceiro, com cinco pontos. O leão está em quarto, com quatro pontos. Após o jogo, Jair Ventura chamou a atenção para os desfalques no confronto. Isso porque, diferentemente do posicionamento oficial da CBF, o treinador disse que a punição imposta ao clube impede o registro renovações de contrato.
“A gente sempre avalia pelo resultado, mas temos que primeiro analisar as circunstâncias. Do time no nosso último jogo no Brasileiro, não estou falando de contratações, estou falando do mesmo elenco, nós estamos sem seis jogadores. Fomos para a Copa do Brasil dessa maneira, jogamos um clássico dessa maneira, lançamos mais jovens. A forma ideal de lançar jovens é assim? Não. Mas o Sport não teve opção, por conta da CNRD. Que a gente foi proibido de manter os nossos jogadores”, afirmou.
A dívida a qual Jair se refere está na Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF, referente ao goleiro Agenor e aos atacantes Marquinhos e Leandro Pereira. O que, segundo o treinador, o inviabiliza de inscrever jogadores contratados ou que estão em processo de renovação. A pena é um caso à parte da punição imposta pela FIFA, por conta de uma dívida de R$ 6 milhões com o Sporting, de Portugal.
No caso da entidade máxima do futebol, a proibição limita-se para novos contratados, mas libera a renovação de quem estava no clube na temporada passada. Tanto que o clube chegou a inscrever Thiago Neves, Marcão e Ronaldo Henrique. Os bloqueios ordenados pela CNRD, por sua vez, chegaram no dia 8 de março e desde então o clube não teve mais contratos publicados no Boletim Informativo Diário da CBF.
O Sport acertou seis renovações de contrato. Caso do zagueiro Maidana, do lateral-esquerdo Júnior Tavares, do volante Betinho, e dos atacantes Dalberto, Leandro Barcia e Marquinhos. Todos eles são extensões de empréstimo com outros clubes. Além das renovações, o Sport contratou os atacantes Jonas Toró e Maxwell. Ambos estão treinando no clube, mas ainda não podem ser registrados.