Próxima rodada é complicada para o Sport, mas a seguinte promete ser mais favorável

mailson1
Em 2019, Mailson foi herói na final do Campeonato Pernambucano (Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)

Após ter ganhado uma sobrevida com vitórias inesperadas sobre o Grêmio e o Juventude no início de outubro, o Sport encara os seus próximos compromissos pela Série A do Campeonato Brasileiro com incerteza. As vitórias sobre os times gaúchos deixaram o Leão da Ilha perto de deixar a zona do rebaixamento, mas o próximo jogo é contra o Palmeiras em São Paulo.

O Sport está em 18º lugar naO Sport está em 18º lugar na tabela do Brasileirão, a um ponto de deixar o Z-4. Se você está confiante e quer apostar na recuperação do Leão leia este artigo e saiba como acompanhar as chances do time nas próximas rodadas.

Se o Leão empatar contra o Palmeiras, basta que Bahia e Juventude percam seus respectivos jogos na rodada para que o Sport saia do Z-4. Assim, os três clubes ficarão empatados em pontos, mas o Sport possui vantagem no saldo de gols.

O problema é que o desenho dos confrontos não ajuda nada o Leão. Enquanto o Sport enfrenta o Palmeiras, o Bahia tem como próximo adversário a Chapecoense, lanterna do Brasileirão, em Salvador. Já o Juventude encara, em casa, o Ceará, 14º colocado da tabela.

O Grêmio está logo abaixo do Sport, em 19º lugar, com um ponto a menos. Porém, o Tricolor gaúcho tem dois jogos a menos e um aproveitamento melhor que o Sport. Se a classificação do Brasileirão se desse pelo aproveitamento, ao invés de pontos, o Grêmio estaria em 17º lugar e o Leão, em 19º.

Isso quer dizer que o rumo natural do Sport, se cada equipe mantiver o aproveitamento demonstrado até aqui, é chegar ao final da temporada em posição inferior ao Grêmio.

Além disso, o Grêmio enfrenta o Atlético-GO na próxima rodada. Com o bom desempenho mostrado pelo Tricolor no jogo anterior com o novo técnico, Vagner Mancini, uma vitória da equipe gaúcha é uma hipótese palpável.

A rodada posterior, a 29ª, é bem mais favorável ao Sport, que joga na Ilha contra o Atlético-GO. Juventude e Bahia fazem enfrentamento no Rio Grande do Sul, o que exclui a possibilidade de que ambos ganhem três pontos na rodada. O Grêmio terá pela frente o Palmeiras em Porto Alegre.

Mas o Leão terá outro empecilho. Entre o jogo contra o Palmeiras, válido pela 28ª rodada, e a partida contra o Atlético-GO, pela 29ª, a equipe rubro-negra terá que enfrentar o Red Bull Bragantino no meio da semana em Bragança Paulista. A partida, válida pela 34ª rodada, foi adiantada para não coincidir com a final da Copa Sul-Americana, que terá o Bragantino.

Assim, o Leão vai jogar três partidas em sete dias.

O desgaste provocado pelo calendário vertiginoso incomoda o técnico Gustavo Florentín. A partir da 23ª rodada, o Sport teve que entrar em campo quatro vezes em 11 dias, o que levou Florentín a poupar jogadores na partida contra o Santos.

Os próximos confrontos do Leão

A agenda do Leão para os próximos dias ficou assim:

– Palmeiras x Sport na próxima segunda-feira (25), às 21h30, pela 28ª rodada

– Red Bull Bragantino x Sport na próxima quinta-feira (28), às 19h, pela 34ª rodada

– Sport x Atlético-GO no domingo seguinte (31), às 20h30min, pela 29ª rodada

Depois desses dois jogos, restarão apenas nove rodadas a serem disputadas pelo Brasileirão. A grande oportunidade do Sport deve começar na 31ª rodada, a partir da qual o Leão terá uma sequência de três jogos contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento: América-MG, Ceará e Bahia. Embora o clube de Minas Gerais esteja em 12º lugar, apenas quatro pontos o separam do Z-4.

Dos três confrontos, apenas aquele contra o Ceará não será na Ilha do Retiro. As três partidas devem acontecer entre 10 e 17 de novembro.