O mercado de transferências foi movimentado para o Sport até mesmo no último dia do ano. Na corrida para montar seu elenco para 2022, o Leão tem lidado também com a busca de outros clubes pelos atletas que se destacaram na Ilha do Retiro em 2021. E na última quinta-feira (30), surgiu a notícia de que o artilheiro rubro-negro na temporada, Mikael, havia recebido nova proposta oficial do futebol do exterior. Nesta sexta-feira (31), mais esta história chegou ao final após a contraproposta dos pernambucanos ter sido recusada.
O clube em questão é o Shimizu S-Pulse, do Japão. A informação é do jornalista Venê Casagrande, que detalhou, em valores, a oferta feita pelos japoneses. A proposta foi de 1,5 milhões de dólares á vista por 50% dos direitos econômicos de Mikael, com a previsão do pagamento de mais 500 mil dólares depois que o centroavante fizesse 7 gols e mais 1 milhão de dólares por outros 30% dos direitos do atleta após 12 gols pelo Shimizu. Os números, no entanto, não satisfizeram as expectativas dos Rubro-negros, que fizeram uma contraproposta.
Em sua proposição, o Sport pediu 3 milhões de dólares por 80% aos japoneses. O pagamento seria realizado em duas parcelas, sendo a primeira à vista e a segunda em junho de 2022. Caso Mikael balançasse as redes 7 vezes no ano, mais 500 mil dólares seriam pagos aos pernambucanos até 15 dias depois de atingir a marca. No entanto, o Shimizu considerou a pedida fora de seus limites financeiros e declarou, de forma oficial, que está desistindo da contratação do camisa 99 do Leão.
A trajetória de Mikael com a camisa do Sport
Tido como uma promessa nas categorias de base, Mikael estreou no time profissional do Sport em 2018. Com pouco espaço e pouca minutagem, foi emprestado para o Confiança, onde teve ótimo desempenho e retornou à Ilha do Retiro no segundo semestre de 2020, chegando a marcar seu primeiro gol com a camisa rubro-negra num jogo diante do Internacional. Após poucas chances, tendo em vista que estava atrás de Hernane e Dalberto no elenco, o camisa 99 enfim passou a ser aproveitado em 2021.
Inicialmente, também teve dificuldades para consolidar seu espaço. Concorrendo com Tréllez e posteriormente André, Mikael muitas vezes era preterido, mesmo tendo melhores números. Com a chegada de Gustavo Florentín, enfim a titularidade absoluta veio para o centroavante, que acabou o ano com 15 gols e nas graças da torcida.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.