Presidente do Sport esteve presidente na reunião
Presidente do Sport esteve presidente na reunião

Sport se pronuncia pela primeira vez após reunião visando criação da Libra, a liga de futebol brasileiro; Confira

Sport de olho! Em um movimento em prol do futebol brasileiro e da criação de uma liga independente, os clubes do País se reuniram para detalhar uma entidade jurídica e administrativa da nova liga, denominada até então de Libra (Liga do Futebol Brasileiro), e a constituição de uma sociedade empresarial entre as equipes. O Presidente Yuri Romão viajou até São Paulo para representar o Sport na reunião realizada nesta terça-feira (03) e recebeu o documento da criação da liga para análise.

Além de defender os interesses rubro-negros no encontro, Yuri, juntamente com o presidente do Conselho de Administração do Guarani, Ricardo Moisés., estará responsável por criar uma articulação dos times da Série B do Campeonato Brasileiro com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e dar corpo e continuidade ao que foi debatido no primeiro encontro. Os dois clubes com os demais times da Segunda Divisão farão uma análise mais criteriosa e, na reunião com data a ser marcada, vão conversar e debater entre si para definirem uma posição oficial.

“Sabíamos da importância de viajarmos e de ter um representante dos interesses do Sport neste primeiro encontro. Esta reunião mostrou que os clubes estão juntos pensando no futebol brasileiro e vamos nos sentar e debater com os outros clubes da Série B para que todos possam ser ouvidos e todas as opiniões analisadas. Esperamos o melhor para o esporte no País e o empenho de cada um será essencial”, enalteceu o presidente Yuri Romão.

A NOVA LIGA: PRESIDENTE DO SPORT FALOU!

YouTube video

Clubes assinam criação da Libra, nova liga do futebol brasileiro

Sport de olho! Em reunião na manhã desta terça-feira, sete clubes da Série A assinaram um documento que prevê a criação de uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro. Assinaram o documento com a Codajas Sports Kapital: América-MG, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. O Cruzeiro, que está na Série B, também assinou. Uma nova reunião, com a participação dos 40 clubes que estão nas Séries A e B, foi marcada para a semana que vem, na sede da CBF.

“Os 40 clubes são a favor da criação da liga. Agora é só acertar as arestas e dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF”, declarou o presidente do Santos, Andrés Rueda.

A reunião foi convocada por um bloco composto por Flamengo, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, com a carta-convite assinada por esses clubes, que estão mais alinhados a uma proposta de criação da liga formada pela empresa Codajas e pelo banco BTG. Estiveram na reunião representantes de 18 clubes da Série A. Das equipes na Série B, marcaram presença dirigentes de Cruzeiro, Guarani, Ponte Preta, Sport e Vasco.

Havia a expectativa de que um documento formal seria assinado pela maioria dos clubes nesta terça-feira. Porém, há divergências entre dois grupos. O primeiro tem os clubes paulistas mais o Flamengo. O segundo é o “Forte Futebol”, movimento criado por dez clubes da Série A que se identificam como “emergentes” e contam com o Atlético-MG como embaixador.

A divergência diz respeito à divisão dos recursos quando os contratos de TV forem assinados. A proposta da Codajas era de divisão com 40% dos valores fixos, 30% variável por performance esportiva e 30% por audiência. O grupo do Forte Futebol prefere que a divisão seja 50-25-25. Essas diferenças devem ser acertadas nas próximas reuniões.