Sport de olho! Marta receberá uma grande homenagem por parte da CBF, que convocou uma equipe de mais de 50 artesãos para criar uma estátua de cera, em tamanho real, da jogadora. A réplica será colocada ao lado da estátua de Pelé, no Museu da Seleção Brasileira, no Rio de Janeiro. Além de Marta, outro personagem icônico do futebol brasileiro também ganhará uma estátua.
Trata-se de ninguém menos que Mário Jorge Lobo Zagallo, ou só Zagallo, ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, que, assim como a atacante, também já teve suas medidas tiradas para a confecção da estátua. Outra novidade: o Museu da Seleção Brasileira também terá uma ala inteiramente destinado ao futebol feminino, que contará as histórias das mulheres que vestiram a camisa da Amarelinha.
Maior artilheira das Copas do Mundo e dona de seis Bolas de Ouro (sendo cinco consecutivas), prêmio de melhor jogadora da temporada, Marta também foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Maracanã, ainda em 2018. Aos 34 anos de idade, a camisa 10 atua pelo Orlando Pride, na liga norte-americana de futebol feminino.
Coletiva de Claudinei Oliveira (CRB x Sport)
Sport assina contrato profissional com joias da base e negocia outras; Veja detalhes
O Sport assinou contrato profissional com o volante Adriel, e o meia Jefinho. Ambos firmaram vínculo até 2025, com a documentação formalizada no BID da CBF. Foram campeões do Pernambucano pelo Sub-15 no ano passado e estão atualmente no Sub-17 do clube. Além da dupla, o Rubro-negro também negocia o vínculo profissional do zagueiro Samuel, que deve ser assinado ao longo desta semana.
Trata-se de um movimento da diretoria para tentar preservar as joias do clube e evitar a recorrência de casos como o do meia Lukinhas, que foi para o Vasco, em agosto deste ano. Aos 15 anos de idade, o atleta ainda não pode assinar vínculo profissional, segundo as regras da Lei Pelé. E o Sport não tem Certificado de Clube Formador para assegurar direitos nos casos em que há apenas o “contrato de formação”.
Criticado pela saída do meia, o leão ainda diz que conseguiu manter 50% dos direitos econômicos de Lukinhas e prefixou, deste percentual, 20% por R$ 500 mil. Antes deste caso, o clube passou por cenário semelhante com o goleiro Aranha e o zagueiro Isac, mas que tinham contrato profissional na Ilha do Retiro. Assim, o primeiro saiu por empréstimo para o Palmeiras e o segundo em definitivo para o Bragantino. Ambos haviam assinado com o Leão ainda em 2022.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.