As reviravoltas sobre o futuro de Everton Felipe no Sport começaram em julho. O meia acertou a saída para defender o Portimonense, de Portugal, e estava próximo da despedida quando, uma semana depois, decidiu permanecer na Ilha. A espera era de que o prata da casa firmasse uma renovação de vínculo até 2023, mas a assinatura do contrato não ocorreu.
As atualizações da história tornaram a situação pública novamente no fim de agosto, quando Everton respondeu uma página do Sport nas redes sociais.
“Depois vem reclamar de jogador que fica forçando saída. O cara acerta toda a renovação, aí o que a página apoia?! O clube descumprir com o jogador da palavra”, disse o meia, na publicação.
A provável renovação de contrato virou alvo de críticas por parte da torcida, principalmente por conta do tempo de vínculo e pelo desempenho do juvenil nesta temporada. Com passagem pelas seleções da base, Everton tem vínculo com o Leão até dezembro e não atua desde o início de agosto, quando parou para se recuperar de lesão.
Em meio às críticas sobre o novo contrato, especulou-se ainda haver uma convocação à diretoria para comparecer à reunião do Conselho Deliberativo e “explicar a renovação” com o meia. Entretanto, de acordo com o presidente do órgão, Pedro Leonardo Lacerda, o convite para participação no encontro não tem ligação com o caso de Everton.
“Não chegou nenhum requerimento nesse sentido sobre a questão de Everton. A gente tem um procedimento para garantir a transferência, que tem que submeter por escrito, e colocamos na pauta da reunião. Foi apresentado à diretoria o convite e eles podem até ser perguntados sobre isso, mas é comum a presença do executivo”, afirma o presidente.
O empresário do meia, Marineu Barros, não atendeu às ligações até o momento desta publicação. Na diretoria de futebol, por sua vez, o executivo Jorge Andrade diz que o assunto tem sido debatido internamente entre os dirigentes.
“Everton tem contrato até o fim da temporada, estamos discutindo tudo internamente. Ele agora está se recuperando do desconforto no joelho”, explica.
Ao mesmo tempo, nos bastidores, há um entendimento da atual gestão de que renovações ou novos contratos não devem ser firmados nesta reta final de temporada, porque o clube passará por uma nova eleição em 2022 – prevista para dezembro. Não há, portanto, garantia sobre quem estará administrando o Sport no próximo ano.
Coletiva de Claudinei Oliveira (Ponte Preta x Sport)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.