A comissão eleitoral adiou o prazo em que anunciaria as chapas que concorrem à eleição do Sport e estabeleceu a nova data para o dia 5 de dezembro. A data foi adiado após as chapas “Sport do Futuro” e “Lealdade ao Sport” – que apresentaram irregularidades no processo eleitoral – recorrerem da decisão.
As chapas apresentaram os recursos dentro do período e agora a comissão está analisando se elas cumpriram ou não as determinações. Ainda não podemos fazer juízo de valor. Vamos analisar e aí a gente publica a decisão – afirma Alexandre Bartilotti, presidente da comissão eleitoral.
A mais recente decisão sobre o pleito rubro-negro, que acontece no próximo dia 16, ocorreu com a chapa de Luciano Bivar. Na ocasião, a comissão eleitoral emitiu parecer, na última terça-feira, informando que o candidato estaria inelegível por já ocupar um cargo público como deputado federal.
A decisão foi embasada no parágrafo único do Art. 116 do estatuto do Sport, que não permite – embora deixe interpretação imprecisa – um dirigente concorrer às eleições do clube e, ao mesmo tempo, exercer função pública, como é o caso de Bivar.
Uma das discussões é essa (da chapa de Bivar), porque a comissão, na decisão anterior, entendeu que havia uma inelegibilidade do candidato e foi dada a ele duas opções: ou ele renunciava o mandato de deputado ou ele substituía o nome na chapa. Ele apresentou o requerimento e agora estamos analisando isso – explica Alexandre Bartilotti.
O grupo da oposição, Lealdade ao Sport, também protocolou um pedido de impugnação da chapa do atual presidente rubro-negro Yuri Romão – que concorre às eleições pela situação.
Já no caso de Yuri Romão, a chapa foi considerada irregular por falta de documentação na composição do Conselho Deliberativo. O atual presidente também recorreu e aguarda a decisão.
SPORT: APRESENTAÇÃO OFICIAL DO TÉCNICO ENDERSON MOREIRA
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.