Após as brigas das torcidas organizadas do Sport e ABC, a Federação Pernambucana (FPF), junto com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o governo do estado, determinou a presença de torcida única em partidas pelo Nordestão, e em clássicos pelo Estadual.
Com apenas 1 mês de gestão da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a solução encontrada foi impor a torcida única nos clássicos de Sport, Náutico e Santa, além de impedir a presença de torcidas de fora do estado durante a Copa do Nordeste.
“Ficou determinado que os jogos de clássicos no Pernambucano, assim como as partidas pela Copa do Nordeste, terão a presença só do torcedor mandante. Isso não é só aqui, acontece em outros estados, como em São Paulo. Não será a primeira vez. A gente espera que isso permita a termos um convívio melhor nos estádios de futebol”, destacou o secretário de SDS Alexandre Alves.
É importante ressaltar, que a briga entre a Torcida Jovem e a Garra Alvinegra, ocorreu no pré-jogo, e também após jogo, há quilômetros de distância da Ilha do Retiro. Além disso, já tivemos brigas no clássico de portões fechados. Esse episódio ocorreu em Sport x Santa, pelo pernambucano de 2020.
A torcida única chega a ser bizarra no futebol, isso é um atestado da incompetência da segurança pública. E só prejudica o torcedor pernambucano de fazer o que ele mais gosta, acompanhar seu time de perto. Por que não punir as pessoas específicas, para o torcedor de bem não ser prejudicado ao ponto de não assistir o jogo no estádio? A resposta é simples! É muito mais cômodo para o poder público e a segurança do jogo.
E muito provavelmente, mesmo com torcida única em clássicos, deverá haver brigas entre as uniformizadas, justamente por que os CPFs não são punidos.
A volta das charangas
Também na reunião, foi determinado o retorno das charangas às arquibancadas. A determinação visa abrilhantar mais os festejos, resgatando as raízes históricas do esporte no estado.
“As charangas também estarão de volta. A gente está muito feliz em divulgar esta decisão, porque isso é valorizar nossas origens”, sacramentou Alexandre.
O secretário também anunciou novo esquema de venda antecipada de ingressos nos jogos dos times da capital, no intuito de evitar tumultos nas bilheterias e proximidades dos estádios antes do início das partidas. Também chega a ser bizarra esse pedido, visto que a grande maioria já compra antecipado seu ingresso.
Um exemplo foi o último jogo do Sport contra o Retrô, que o público total foi de pouco mais de 11 mil, desses, 9 mil compraram antecipadamente. Além disso, o secretário pediu como política de médio e longo prazo, a instalação de catracas com leitor facial nos grandes estádios pernambucanos. Todas as medidas já estão assinadas em portaria do Diário Oficial, foram publicadas na terça-feira, e têm validade até 6 de março.
BASTIDORES DE SPORT 1×0 RETRÔ
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.