Luciano Juba está se despedindo do Sport após 155 jogos, 31 gols marcados e 1 título Pernambucano. Mas afinal, sua passagem foi considerada positiva ou negativa? O atleta chegou ao Sub-20 do Sport em 2018, e dois anos depois fez a sua estreia como profissional, em uma vitória por 1 a 0 sobre o Central, pelo Campeonato Pernambucano. Na época, jogava como lateral-esquerdo.
No início, longe de ser unanimidade que é hoje na Ilha, perdeu espaço no time titular durante o Brasileiro de 2020 com a chegada do lateral Júnior Tavares. Em abril de 2021, acabou emprestado ao Confiança, como indicação de Daniel Paulista. Após três meses e 16 partidas disputadas, o Sport pediu o prata da casa de volta.
E foi a partir da chegada do técnico Gustavo Florentín, em agosto, que Luciano Juba começaria a mudar sua história dentro do Leão. Foi o treinador paraguaio que colocou Luciano Juba pela primeira vez de ponta esquerda.
Qual foi o resultado da sua passagem pelo Sport?
Com o contrato encerrando no dia 31/08, o prata da casa de 23 anos, e que soma 20 gols na atual temporada, fará a sua última partida com a camisa do Sport contra o Ituano, pela 25ª rodada da Série B.
Apesar do vice-campeonato da Copa do Nordeste e da eliminação contra o São Paula pelas oitavas da Copa do Brasil, ambos com pênalti perdidos por ele, Juba foi essencial para o Sport chegar onde chegou até aqui. Ele foi um dos protagonistas (se não o maior) no rubro-negro em 2023, conquistou o título de Campeão Pernambucano, sendo artilheiro ao lado de Emerson Galego do Petrolina, ambos com 6 gols.
Além disso, deixou o Leão na segunda colocação da Série B (se ganhar do Ituano vira líder momentaneamente), com quatro pontos na frente do 5º colocado, com 7 gols marcados. Provavelmente alguns torcedores irão lembrar de Juba apenas pelos pênaltis perdidos. Mas, se ele manter o nível de futebol pelo resto da carreira, vai ir muito mais longe e quem sabe futuramente atuar novamente pelo Leão.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (GUARANI x SPORT)
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.