Opinião: Quem é o culpado pela crise do Sport?

Vagner Love - Sport
Vagner Love - Sport

O Sport não vence há 4 jogos e uma crise começa a se instalar na Ilha do Retiro. São 12 pontos disputados, e apenas 2 ganhos, e o pior de tudo é que os últimos jogos mostram claramente a falta de futebol do elenco.

É natural o time oscilar em um campeonato com 38 rodadas, porém, a queda de rendimento assusta, e a impressão que fica é não saber quando vai ser a próxima vitória ou boa atuação. O Leão, que estava consolidado no G4, pode sair na próxima rodada caso não ganhe no do Criciúma.

Cadê aquele Sport do começo da temporada?

Infelizmente, aquele time do início do ano está longe de reaparecer na Ilha do Retiro. Luciano Juba sefoi e para o seu lugar foram contratados Peglow e Michel Lima, que nem de perto tem a mesma qualidade do seu ex-companheiro.

Vagner Love apesar de ainda ser o vice-artilheiro da competição com 10 gols, vive num jejum enorme e já não marca há 7 jogos, maior sequência sem balançar as redes com a camisa do Leão.

O sistema defensivo também está deixado a desejar. Nos últimos três jogos, o Leão tem uma média de 2 gols sofridos, e para piorar, levou gol antes dos 15 minutos de jogo nos três jogos. São pontos preocupantes que pode custar o maior objetivo do ano.

Existe um culpado pela crise?

Não existe um culpado específico. É uma série de erros que fazem o Sport estar passando por esse mal momento. Enderson Moreira, por exemplo, não está conseguindo extrair o melhor desse elenco. São alterações questionáveis como a não titularidade do volante Fábio Matheus, que é um dos poucos jogadores que tem estabilidade. Ou então, em algum momento da partida que o Sport vai mal, ele não faz uma mudança necessária.

No caso de Ewerton, que fez o gol contra diante do Ituano no início do jogo e continuou todo o primeiro tempo jogando mal, errando e dando oportunidade para a equipe adversária, o treinador só mudou no intervalo. A diretoria também tem sua parcela de culpa. Sabendo que o Sport iria perder um dos melhores jogadores do elenco e o maior em participações em gols neste ano, a diretoria deveria agir e trazer um jogador do mesmo nível.

Enderson Moreira - Sport
Enderson Moreira – Sport

Porém, optou por não repor a altura e corre o risco de não subir. São decisões… A queda de rendimento estava escrita. Os concorrentes: Vitória, Ceará, Atlético-GO e até o Avaí aproveitaram melhor a oportunidade da janela de transferências e reforçaram seu elenco. Para o duelo contra o Criciúma, o Sport perderá ao menos quatro jogadores. São eles: Alisson Cassiano, Sabino, Ronaldo Henrique e o lateral Roberto Rosales.

Além desses desfalques, pode-se somar às ausências o zagueiro e capitão Rafael Thyere, poupado do duelo contra o Botafogo-SP, por desconforto na coxa. Caso não jogue, a tendência é de Enderson Moreira escalar uma dupla de zaga nova com Renzo e Chico. Para um jogo de 6 pontos, é preocupante a quantidade de desfalques.

COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (BOTAFOGO/SP x SPORT)

YouTube video

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.