Sem vencer há 5 jogos, Vagner Love, Sabino e outros 9 jogadores fizeram um pronunciamento infeliz na tarde de segunda-feira (11/09), no CT do Sport. Mostraram que estão fechados com o treinador Enderson Moreira, e que não gostaram de algumas atitudes da torcida e da imprensa pernambucana.
“Não adianta alguns meios de comunicação, da imprensa, ou torcedores quererem vir fazer algo pra estragar nosso ambiente, nosso trabalho, que não vão conseguir. A gente está muito focado no que a gente quer. Tem torcedores que vão apoiar. E aqueles que não quiserem, podem ficar nas suas casas, que a gente sempre vai fazer o nosso melhor pra conquistar os resultados positivos” disse Vagner Love.
O pronunciamento foi feito no jogo seguinte ao maior público do Sport no Campeonato, com 24 mil torcedores presentes no meio de um feriadão, com o jogo sendo à noite e chovendo, transmitido na TV aberta. Falta de apoio não foi. A declaração de partes dos jogadores foi uma forma de blindar Enderson, e mostrar que ele não está só.
Apesar disso, é nítido que o Sport não vem apresentando bons desempenhos, e acima de tudo, bons resultados. O que poderia ser um acesso tranquilo, está sendo um campeonato concorrido e um G4 longe de ser consolidado.
O Sport ainda segue em 2º lugar da Série B, com 47 pontos, dois a menos do líder Vitória, e dois a menos do quinto lugar, Vila Nova. Apesar da boa colocação, ainda faltam 11 jogos para acabar o campeonato, e as críticas precisam ser feitas enquanto há tempo (e não quando finalizar o ano sem o acesso).
- Vagner Love não fez um gol no returno e não marca há 12 jogos
- Dos últimos quatro jogos, o Sport levou 9 gols
- Falhas individuais grotescas
- Treinador discutindo com torcedor na beira do gramado
Esses são só alguns pontos da crise atual do Sport. Na reta final de 2022, o Bahia, que era o atual 2º colocado da Série B, optou por demitir o seu treinador, Enderson Moreira, após ganhar uma partida das seis disputadas. Isso é um exemplo próximo que não depende do que o treinador fez até aqui, mas sim, do seu desempenho e resultados atuais.
O momento é de amenizar a crise, não de piorar
Provavelmente, após o pronunciamento feito por parte dos jogadores do Sport, a crise aumentou no elenco. Eles queriam proteger o treinador, e acabaram jogando a torcida contra o próprio time.
Talvez, o discurso ideal seria que os jogadores já conseguiram grandes feitos esse ano com o treinador, que estão vivendo uma fase ruim, mas são capazes de entregar mais, e iriam lutar até o fim pelos 11 jogos restantes para conseguir o acesso. Um discurso rápido, objetivo e que a torcida e imprensa entenderiam.
Não poderia existir um cenário perfeito para o Sport sair da crise. Os próximos dois jogos são contra o lanterna e pior mandante, ABC em Natal e contra o vice-lanterna e pior visitante, o Londrina na Ilha. Uma ótima oportunidade para somar 6 pontos, amenizar a crise e as críticas, e respirar na tabela.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (SPORT x CRICIÚMA)
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.