O grande Clássico do nordeste entre Bahia e Sport aconteceu neste domingo (04), na Arena Fonte Nove. O duelo foi disputado, com grandes chances para ambos os lados, mas o confronto acabou com a vitória do Tricolor, pelo placar de 2 x 1. Os gols foram marcados por Thaciano e Rafael Ratão, pelo lado Tricolor, sendo um em cada tempo. O atacante Gustavo Coutinho descontou para o Rubro-negro.
Com o resultado negativo, o Sport ocupa o sexto lugar no grupo A do Nordestão. O Tricolor de Aço, por outro lado, é o líder do grupo B, pelo saldo de gols, ficando à frente do Fortaleza, que também venceu na estreia.
O Leão da Ilha entra em campo novamente diante do Treze, na sexta-feira (9), às 19h, na Arena de Pernambuco, pela Copa do Nordeste. O Tricolor de Aço, por outro lado, encara o Itabuna, na próxima quarta-feira (7), às 21h30, pelo Campeonato Baiano.
Com gol nos acréscimos, Bahia bate Sport e estreia com triunfo em casa na Copa do Nordeste
O que aconteceu na partida
Empurrado por mais de 42 mil torcedores, o Esquadrão se impôs na Arena Fonte Nova. E logo, aos cinco minutos, em tabela de Gilberto com Everton Ribeiro, o lateral chegou na linha de fundo e cruzou para Biel, que finalizou de primeira, e Caíque França fez bela defesa para evitar o primeiro gol na partida. A pressão era intensa dos mandantes, Cauly deu bom passe para Jean Lucas, que finalizou por cobertura. Mas, Alisson Cassiano fez um corte providencial, salvando em cima da linha.
O Sport, por sua vez, adotou uma postura de contra-ataques. A primeira oportunidade foi numa jogada de transição, Gustavo Coutinho tocou para Romarinho, que finalizou para fora da meta. Apesar da escapada rubro-negra, o Tricolor de Aço detinha o controle das ações da partida. E aos 17 minutos, Jean Lucas disputa a bola, que sobra para Biel, que deu um leve toque na bola para Tharciano ganhar na velocidade dos marcadores e finalizou por cima para encobrir Caíque França.
Em busca da reação, o Leão da Ilha aproveitou a bola parada, Pedro Vilhena cobrou falta na área, Gustavo Coutinho cabeceou na trave de Marcos Felipe. Insatisfeito com a postura em campo, o técnico Mariano Soso mexeu na equipe ainda na primeira etapa. Saiu o meio-campista Pedro Vilhena, para a entrada do centroavante Zé Roberto. O comandante rubro-negro apostou em fortalecer a bola aérea ofensiva. Em busca de explorar a principal fragilidade do sistema defensivo baiano.
Na etapa complementar, o Sport voltou do intervalo com duas alterações no meio-campo: saíram Fábio Matheus e Felipe, e entraram Fabinho e Ítalo, respectivamente. A primeira oportunidade veio nos pés do jovem Pedro Lima, que cortou Luciano Juba e finalizou para boa defesa de Marcos Felipe. O Sport seguiu insistindo no campo de ataque, Zé Roberto recebeu e ajeitou para Romarinho que finalizou de primeira, por muito pouco não empatou a partida.
O Bahia que voltou de forma mais lenta dos vestiários, aos poucos, foi criando grandes chances de gol. Em boa trama Cauly tabelou com Gilberto e chutou da entrada da área, a bola acertou a trave esquerda do goleiro Caíque França. O Tricolor de Aço criou mais duas oportunidades com: Biel e Cauly, mas esbarraram novamente na grande atuação do arqueiro rubro-negro.
Em meio a pressão da equipe baiana, o Sport foi letal no contra-ataque. Zé Roberto achou bom passe para Gustavo Coutinho, nas costas da defesa, o camisa nove saiu de frente com Marcos Felipe. Esbanjando tranquilidade, o centroavante deslocou o arqueiro e deixou tudo igual na Arena Fonte Nova. No último minuto do jogo, Rafael Ratão fez o gol da vitória do Bahia. Em boa jogada de Roger, que fez excelente cruzamento para Ratão empurrar para o fundo das redes.
Ficha técnica
Local: Fonte Nova, em Salvador
Árbitro: Paulo José Souza Mourão (MA)
Assistentes: Antônio Adriano de Oliveira (MA) e Elson Araújo da Silva (MA)
Público: 47.138
Renda: R$1.538.595,00
Gols: Tharciano e Rafael Ratão (BAH); Gustavo Coutinho (SPT)
Cartões amarelos: Biel e Caio Alexandre (BAH)
Bahia 2
Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Roger), Tharciano (Ademir) e Cauly (Rafael Ratão); Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Biel (Everaldo). Técnico: Rogério Ceni.
Sport 1
Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Fábio Matheus (Fabinho), Felipe (Ítalo) e Pedro Vilhena (Zé Roberto); Romarinho, Fabrício Dominguez (Arthur Caíke)e Gustavo Coutinho (Lucas André). Técnico: Mariano Soso.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.