(Foto: Paulo Paiva/Sport)

Sport: César Lucena avalia o desempenho do Sub-20 no Pernambucano e revela conversa com Pepa

A equipe Sub-20 do Sport foi responsável por encarar as três primeiras partidas do Campeonato Pernambucano profissional, uma experiência enriquecedora para os jovens talentos. No último sábado, o time empatou em 1 a 1 contra o Retrô, na Ilha do Retiro, encerrando a sequência com três empates em jogos desafiadores. O assistente-técnico da equipe, César Lucena, analisou o desempenho dos atletas e destacou o aprendizado proporcionado pela competição.

A convivência com o futebol profissional é um marco na formação de jogadores que ainda estão em desenvolvimento. Segundo César Lucena, o torneio permitiu que os jovens enfrentassem adversários experientes e com grande bagagem no esporte.

“Acrescenta muita coisa viver a experiência do profissional. Jogos pesados fisicamente. Nós temos jogadores de 16, 17 anos, a média acho que é 18 anos e meio. E enfrentar jogadores já formados, que já têm uma rodagem, a malícia do futebol… Os meninos a cada jogo que passam estão melhorando e isso nos tem dado muita alegria, sabendo que estamos formando não somente atletas, mas vencedores, que vão saber lidar com o que o futebol faz.”

(Foto: Paulo Paiva/Sport)

Aprendizado e superação: jovens mostram resiliência

O time Sub-20 demonstrou muita maturidade ao buscar resultados adversos em todas as partidas. Mesmo saindo atrás no placar em todos os jogos, os atletas conseguiram reagir, o que, para César Lucena, é um ponto positivo.

“Muitas vezes você tá perdendo o jogo e vem a pressão da torcida. Está atrás do resultado e fica receoso, mas não (nesse caso). Os meninos tão crescendo.”

“À medida que tomam gol, parece que tiram um peso das costas e começam a jogar. Faço uma avaliação boa e não só pros dias de hoje, mas pra carreira, estão vivendo uma experiência. Quando você vai contratar jogadores, quer jogadores que tenham experiências. No futuro, se tiverem passando por uma situação semelhante, já sabem o que fazer.”

(Foto: Paulo Paiva/Sport)

Integração com o time principal

Com o fim da participação do Sub-20 no Estadual, o elenco profissional rubro-negro está pronto para assumir as competições. A estreia será nesta quarta-feira, pela Copa do Nordeste, contra o Ferroviário-CE. No sábado, a equipe enfrenta o Central, em Caruaru, pelo Campeonato Pernambucano.

Sobre os jovens que se destacaram, César Lucena preferiu não citar nomes, mas confirmou que há atletas com potencial para integrar o elenco principal. O técnico Pepa será responsável por avaliar as necessidades da equipe e decidir quais promessas ganharão uma oportunidade.

“Pepa vai conversar com a gente, mas estamos vendo que tem jogadores com capacidade de compor o elenco e fazer carreira. Mais pra frente vamos conversar com o professor Pepa e ele vai ver qual a necessidade e escolher os atletas.”