O que era para ser um momento de celebração pelo primeiro ponto conquistado no Campeonato Brasileiro Feminino acabou se transformando em indignação e revolta. As jogadoras do Sport desembarcaram no Recife, na tarde desta terça-feira, ainda abaladas com o episódio de racismo ocorrido na partida contra o Internacional, em Porto Alegre.
Logo após o gol de empate das Leoas, um ato vergonhoso manchou o jogo: uma banana foi atirada no banco de reservas do Sport. O caso está sendo investigado pela Delegacia da Intolerância de Porto Alegre e já gerou repercussão nacional.
Diretor do Futebol Femino do SCR – Foto: Reprodução TV Globo
A atacante Layza, autora do gol de empate do Sport, desabafou sobre o ocorrido.
“Não estamos aqui para acusar ninguém, mas para reforçar: parem com isso, porque isso é desumano e desrespeitoso em todos os aspectos”, afirmou.
Layza ainda relembrou outros episódios recentes de racismo no futebol feminino, como o caso envolvendo a categoria de base do Palmeiras durante a Ladies Cup.
“Nunca imaginei passar por isso, estou muito triste com essa situação. Um misto de sentimentos: tristeza, raiva, indignação. Mas é levantar a cabeça, trabalhar o psicológico e esperar uma definição”, completou.
Foto: TV Brasil
Internacional identifica responsável e STJD aplica punição
O Internacional informou que a jogadora responsável pelo ato era integrante das categorias de base do clube e teve seu contrato rescindido imediatamente. Além disso, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu preventivamente o Internacional com três jogos de portões fechados, que deverão ser disputados fora de Porto Alegre.
O diretor de futebol feminino do Sport, Alessandro Rodrigues, destacou que o clube está empenhado em levar o caso ao limite tanto na esfera esportiva quanto criminal.
“Estamos desde ontem, junto à CBF e com o próprio Internacional, se esforçando para levar as coisas ao limite, tanto na esfera esportiva, quanto na esfera criminal. A gente não pode parar, não temos essa opção. Temos que ir até o fim se quisermos que isso acabe um dia”, afirmou.
Agora, o Sport tenta focar no próximo compromisso pelo Brasileirão Feminino. As Leoas enfrentam o Flamengo, neste sábado, às 15h30, na Arena de Pernambuco. Com apenas um ponto, a equipe ocupa a penúltima posição e precisa reagir dentro de campo.
A luta contra o racismo, no entanto, segue além das quatro linhas. O futebol precisa ser um espaço de respeito e igualdade, e episódios como esse mostram o quanto ainda há para ser feito.
Foto: Redes sociais
Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
02/04 – Campeonato Pernambucano – Final – QUA – 21:30 Retrô
06/04 – Campeonato Brasileiro – 2ª rodada – DOM – 18:30 Palmeiras
12/04 – Campeonato Brasileiro – 3ª rodada – SAB – 21:00 Vasco
16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00 RB Bragantino
19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00 Corinthians