A polêmica que decidiu o jogo entre Sport e Palmeiras pela 2ª rodada do Brasileirão pode ter desdobramentos fora de campo. A Procuradoria do STJD pediu a instauração de um inquérito desportivo para apurar a atuação da arbitragem na partida, realizada na Ilha do Retiro. A solicitação foi motivada por um requerimento oficial do Sport e já está nas mãos do presidente do tribunal, Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
O principal alvo da queixa rubro-negra é o pênalti marcado aos 43 minutos do segundo tempo, convertido por Piquerez e responsável pela vitória palmeirense por 2 a 1. Segundo o Sport, o lance fere diretamente a Regra 12 da IFAB, que trata das infrações de jogo, além de violar os artigos 259 e 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
A Procuradoria do STJD reforça que houve falha da equipe de arbitragem e também do VAR, chefiado por Rodrigo Nunes de Sá. Mesmo após revisar o lance, o árbitro de vídeo sustentou a decisão de campo de Bruno Arleu de Araújo. A revisão, segundo parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF, foi equivocada.
Especialistas como Nicola Rizzoli, Nestor Pitana e Sandro Ricci foram unânimes ao afirmar que o defensor do Sport “toca claramente a bola” e que o contato subsequente com Rafael Veiga é “acidental”, portanto, não passível de infração.
O pedido da Procuradoria solicita que:
- Um auditor seja designado para conduzir o inquérito, conforme o artigo 259 do CBJD;
- A CBF envie as imagens e áudios completos da comunicação da arbitragem;
- Todos os integrantes da equipe de arbitragem da partida sejam ouvidos.
Caso confirmadas infrações, os envolvidos podem ser punidos com suspensões de até 240 dias e multas que chegam a R$ 100 mil, segundo os artigos 259 e 191 do CBJD. Além disso, o artigo 259 §1º abre possibilidade para anulação do jogo, caso o erro de direito seja considerado determinante para o resultado.
O vice-presidente de futebol do Sport, Guilherme Falcão, foi duro nas críticas: “Está na hora de importar árbitros. Isso que aconteceu é um absurdo.” A expectativa agora recai sobre a decisão do STJD, que avaliará se abre ou não o inquérito.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
12/04 – Campeonato Brasileiro – 3ª rodada – SAB – 21:00
Vasco
16/04 – Campeonato Brasileiro – 4ª rodada – QUA – 19:00
RB Bragantino
19/04 – Campeonato Brasileiro – 5ª rodada – SAB – 16:00
Corinthians
26/04 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 16:00
Fortaleza
03/05 – Campeonato Brasileiro – 6ª rodada – SAB – 18:30
Fluminense

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.