Quase 30 anos se passaram desde um dos momentos mais marcantes da história do Sport no Campeonato Brasileiro. No dia 14 de setembro de 1996, a Ilha do Retiro foi palco de uma goleada histórica por 6 a 0 sobre o Fluminense, então comandado por um Renato Gaúcho em início de carreira como treinador. O reencontro com o técnico, agora à frente do Tricolor carioca novamente, acontecerá neste sábado, no Maracanã.
Naquela tarde ensolarada, o Leão vinha embalado por uma vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo e soube aproveitar a instabilidade do adversário, que havia sofrido goleadas para Criciúma e Palmeiras nas rodadas anteriores. Mesmo após vencer o Internacional por 2 a 1 sob o comando recém-assumido de Renato, o Fluminense não resistiu à intensidade rubro-negra na 10ª rodada da competição.

Luiz Muller e Leomar brilharam
Com uma atuação dominante do início ao fim, o Sport não tomou conhecimento do adversário. Luiz Muller balançou as redes três vezes, enquanto o volante Leomar marcou duas. O zagueiro Ildo fechou o placar, completando o massacre diante da torcida.
O duelo marcou uma das primeiras experiências de Renato Gaúcho como técnico, já que, na época, também atuava como jogador — embora estivesse lesionado no joelho naquele momento. O Fluminense ainda lutaria contra o rebaixamento naquele ano, e apesar da campanha ruim, escaparia após uma polêmica envolvendo o escândalo de arbitragem com Ivens Mendes, que acabou salvando o clube carioca da queda.

Campanhas distintas e promessa inusitada
Enquanto o Sport terminou o Brasileirão de 1996 na 10ª colocação, sob o comando de Hélio dos Anjos (hoje técnico do Náutico), o Fluminense afundava na tabela. Renato, inclusive, chegou a prometer que desfilaria pelado na praia de Ipanema caso o time fosse rebaixado — o que não se concretizou por conta das decisões extracampo que mudaram os rumos do campeonato.

Revanche e retrospecto equilibrado
Embora a goleada de 1996 seja lembrada com carinho pela torcida rubro-negra, Renato Gaúcho teve sua chance de “dar o troco”. Em 2009, pela 17ª rodada do Brasileirão, o técnico comandou o Fluminense na vitória por 5 a 1 sobre o Sport, que naquele ano terminaria rebaixado.
No histórico geral, Renato enfrentou o Sport 16 vezes, com sete vitórias do Leão, seis do técnico e três empates. No entanto, como visitante, o rubro-negro tem desempenho ruim contra o Fluminense nos pontos corridos, somando uma única vitória em 11 jogos fora de casa.
Ficha técnica: Sport 6 x 0 Fluminense – 1996
- Data: 14 de setembro de 1996
- Local: Ilha do Retiro, Recife
- Gols: Luiz Muller (3), Leomar (2), Ildo
Sport: Albérico; Dario, Chico Monte Alegre, Ildo e Dedé; Leomar, Rogério, Chiquinho e Wallace; Luís Muller e João Paulo. Técnico: Hélio dos Anjos.
Fluminense: Leo Percovich; Paulo Roberto, Lima, Alexandre e César; Charles Guerreiro, Tupãzinho, Uidemar e Cadu; Barata e Valdeir. Técnico: Renato Gaúcho.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
03/05 – Campeonato Brasileiro – 7ª rodada – SAB – 18:30
Fluminense
11/05 – Campeonato Brasileiro – 8ª rodada – DOM – 16:00
Cruzeiro
17/05 – Campeonato Brasileiro – 9ª rodada – DOM – 16:00
Ceará
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.