O Sport completa nesta terça-feira, 13 de maio, 120 anos de história. No entanto, longe de celebrar com o torcedor, o clube atravessa uma das fases mais delicadas de sua trajetória recente. Já são 51 dias sem vencer em 2025 – sequência que expõe uma série de estatísticas negativas e marca a pior largada do Leão no Campeonato Brasileiro desde 1977, ou seja, há 48 anos.
A última vitória do Sport aconteceu no dia 22 de março, sobre o Retrô, ainda no jogo de ida da final do Campeonato Pernambucano. Desde então, foram 10 jogos sem vitórias – sendo seis derrotas e quatro empates. No Brasileirão, o time somou apenas dois pontos em oito rodadas e amarga a lanterna da competição.
Pior campanha em quase meio século
A derrota por 4 a 0 para o Cruzeiro, na última rodada, igualou a pior largada do clube na história dos pontos corridos, superando até mesmo o desempenho de 1977, quando o Sport também demorou oito rodadas para vencer, mas somou quatro empates. Agora, com dois empates e seis derrotas, o Leão ostenta números ainda piores.
Na Série A, o time tem o pior ataque (apenas quatro gols marcados, média de 0,5 por jogo) e a segunda defesa mais vazada (14 gols sofridos, ao lado do Corinthians; pior só o Juventude, com 20).
Clubes que chegaram à 8ª rodada sem vencer no Brasileirão por pontos corridos:
- 2003 – Paysandu: 1 ponto (não foi rebaixado)
- 2005 – Athletico-PR: 2 pontos (não foi rebaixado)
- 2011 – Athletico-PR: 1 ponto (rebaixado)
- 2012 – Atlético-GO: 2 pontos (rebaixado)
- 2022 – Fortaleza: 2 pontos (não foi rebaixado)
- 2025 – Sport: 2 pontos (situação ainda indefinida)
Além disso, caso não vença o Ceará no próximo sábado, fora de casa, o Sport igualará a sua pior arrancada da história no Brasileirão: em 1973, o time levou 10 jogos para conseguir o primeiro triunfo – que só veio contra o Moto Club-MA.
Jejum também em casa
O desempenho na Ilha do Retiro também preocupa. O Sport não vence em casa há seis partidas. A última vitória como mandante foi contra o Retrô, no Estadual. De lá pra cá, perdeu para Altos, Palmeiras, RB Bragantino e Cruzeiro, além de empatar com o Fortaleza. Essa sequência iguala o pior jejum do clube em casa desde 2021, quando ficou 14 rodadas sem vencer como mandante na Série A.
Retrospecto recente do Leão (últimos 10 jogos):
- Vasco 3 x 2 Leão
- Leão 0 x 0 Grêmio
- Ceará 1 x 0 Leão
- Leão 1 x 2 Fluminense
- Vitória 1 x 0 Leão
- Flamengo 4 x 1 Leão
- Leão 1 x 1 Chapecoense
- Leão 1 x 3 São Paulo
- Santos 3 x 0 Leão
- Leão 0 x 2 América-MG
Alerta ligado
O Sport, que investiu mais de R$ 57 milhões em contratações para esta temporada, vive um momento de grave desequilíbrio entre investimento e desempenho. Com a pressão aumentando fora e dentro de campo, o duelo contra o Ceará se torna decisivo para evitar uma marca histórica negativa e reacender a esperança em meio à crise.
Para um clube que soma 120 anos de glórias, o momento atual exige mais do que comemorações: pede respostas urgentes.
Fonte: GE

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
17/05 – Campeonato Brasileiro – 9ª rodada – DOM – 16:00
Ceará
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.