Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife.
Foto: Paulo Paiva/ Sport Recife.

Quebrando recordes…negativos! Sport alcança TOP 1 de mais uma marca; veja

O Sport vive em 2025 o pior início de Campeonato Brasileiro de sua história. Com apenas dois pontos em nove jogos, a equipe rubro-negra alcançou um patamar que nem nas suas outras 39 participações na elite nacional, entre os formatos antigo e atual, havia experimentado.

Até aqui, o Leão soma dois empates e sete derrotas, números que o colocam na lanterna da Série A e igualam a pior campanha da história da competição desde a adoção do sistema de pontos corridos, em 2003.

Essa marca negativa coloca o Sport ao lado de dois clubes que também fracassaram no mesmo recorte de nove rodadas: o Atlético-GO, em 2011, e o Athletico-PR, no mesmo ano. Ambas as equipes somaram dois pontos em nove jogos, com campanhas igualmente desastrosas. O Atlético-GO, inclusive, apresentava os mesmos números do Sport: dois empates, sete derrotas, quatro gols marcados, 16 sofridos e saldo negativo de 12.

O Athletico-PR, por sua vez, marcou apenas dois gols e sofreu 14, também com saldo -12. Naquele ano, os dois times conseguiram vencer suas primeiras partidas apenas na 10ª e 11ª rodada, respectivamente — mas terminaram rebaixados. O Furacão caiu com 41 pontos, dois a menos que o primeiro fora da zona. Já o Dragão somou 30 pontos, encerrando a competição em penúltimo.

No caso do Sport, a situação é ainda mais alarmante. O clube chega a 11 jogos sem vencer na temporada e completará dois meses sem vitória na próxima quinta-feira. A última vez que o torcedor comemorou três pontos foi no jogo de ida da final contra o Retrô, ainda pelo Campeonato Pernambucano.

Nem mesmo em sua participação no Brasileirão de 1973, quando demorou dez rodadas para vencer pela primeira vez, o clube iniciou tão mal. Naquele ano, a vitória só veio contra o Moto Club-MA, por 2 a 0, fora de casa. O Sport terminou o campeonato na 32ª colocação entre 40 clubes.

A pior campanha da era dos pontos corridos segue sendo da Chapecoense, que somou apenas 15 pontos em 2021, com uma única vitória em 38 rodadas. Agora, o Sport flerta com esse recorde negativo.

O Leão terá a chance de tentar uma reação no próximo domingo, às 16h, diante do Internacional, na Ilha do Retiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória pode não apenas amenizar o cenário crítico, mas impedir que o clube assuma sozinho o título de pior início da história dos pontos corridos.

Foto: Paulo Paiva/SCR
Foto: Paulo Paiva/SCR

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:

25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional

01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol

A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo

13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude

13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Foto: Paulo Paiva / Sport Recife
Foto: Paulo Paiva/SCR

Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp