O processo de transformação do Sport em clube-empresa avança mais uma etapa. Na última segunda-feira, o Leão da Ilha concluiu a seleção da instituição financeira e da empresa de auditoria que vão conduzir o estudo inicial de estruturação da futura SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
Segundo o vice-presidente do Conselho Deliberativo, César Caúla, a ação faz parte de um plano estratégico para preparar o clube rubro-negro para o mercado. “Não é o momento ainda de buscar investidores, e sim de definir um modelo básico para dar segurança ao processo negocial”, afirmou o dirigente.
O estudo, que tem prazo de 30 dias a partir da assinatura do contrato, vai mapear todos os ativos e possíveis formatos de negócio para o futebol do clube. Estarão no escopo:
- Créditos que o clube tem a receber
- Jogadores com direitos econômicos
- Receitas com licenciamento de marca
- Perspectivas de faturamento com ingressos, publicidade, cotas de TV, entre outros
Ainda sob sigilo, os nomes das empresas escolhidas respeitam as diretrizes do estatuto. A auditoria deve obrigatoriamente ser uma das quatro gigantes do setor: Ernest & Young, Deloitte, PwC ou KPMG. Já o banco selecionado precisa ser Itaú, Bradesco, Bank of America, Citibank ou outra instituição de “primeira linha”.
Além do apoio dos escritórios de advocacia e da consultoria Alvarez & Marsal, o Sport também contratou um advogado especializado em modelagens econômicas de clubes e empresas. Segundo Caúla, a palavra de ordem é: transparência.
“A transparência será o carro-chefe da SAF. Este é um passo importante que demonstra seriedade no processo”, reforçou o dirigente.
Próximos passos do Sport no processo:
- Finalização dos contratos nas próximas semanas
- Início dos estudos (duração de até 60 dias)
- Proibição contratual de proposta direta das empresas participantes
- Apresentação do modelo de SAF idealizado pelo clube
- Convocação de interessados/investidores
- Escolha da melhor proposta pelo Conselho de Administração
- Assinatura de contrato vinculante
- Avaliação e aprovação pelo Conselho Deliberativo
- Submissão à Assembleia Geral
A viabilização do projeto só foi possível após a aprovação da reforma do estatuto, realizada em outubro de 2024, com 53% dos votos dos sócios. O novo regimento, com 46 páginas e 155 artigos — sendo 16 dedicados à SAF — estabelece, por exemplo, que o Sport deve manter no mínimo 10% das ações do futebol, além de proibir a venda do seu patrimônio. O modelo prevê apenas a cessão onerosa de uso dos ativos.
Com esse passo, o clube busca se alinhar ao movimento de modernização do futebol brasileiro, mirando uma gestão mais eficiente e sustentável — e quem sabe, atrativa para grandes investidores no futuro.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol
A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.