Com apenas dois pontos conquistados em nove rodadas, o Sport vive um momento delicado na Série A do Campeonato Brasileiro. Lanterna da competição e ainda sem vitórias, o Leão da Ilha aposta todas as suas fichas na próxima janela de transferências como a oportunidade crucial para reforçar o elenco e tentar reverter o cenário desfavorável.
O período para ajustes no plantel começa no dia 10 de julho e se estende até 2 de setembro. Até lá, a diretoria rubro-negra já iniciou um processo de reformulação. Jogadores como o lateral Matheus Alexandre e o atacante Gustavo Maia estão fora dos planos do técnico António Oliveira e buscam novos destinos. Além deles, Lenny Lobato e Di Plácido não terão seus contratos renovados.
Bastidores em reformulação
Nos bastidores, o Sport também passou por mudanças importantes. O clube anunciou a chegada de Enrico Ambrogini como novo diretor-geral e de Thiago Gasparino como executivo de futebol. Ambos assumem com a missão de reestruturar o departamento e tornar o trabalho mais eficiente, tanto na gestão interna quanto na atuação no mercado.
Gasparino será o principal elo entre comissão técnica, elenco e agentes. O dirigente reconhece o momento crítico, mas adota um discurso de cautela:
“Ajustes na janela acontecem em todos os clubes do mundo, mas agora estamos procurando entender por que estamos nessa situação incômoda na tabela, considerando o elenco que temos no Sport.”
Já Ambrogini ficará focado na parte estratégica e nos investimentos, buscando soluções sustentáveis que garantam um equilíbrio entre performance esportiva e saúde financeira.
Reforços na mira
Mesmo com a recente saída de Guilherme Falcão da vice-presidência de futebol, o presidente Yuri Romão reforçou que o comando segue sob sua responsabilidade. O mandatário destacou a busca por reforços na próxima janela e garantiu que o planejamento segue dentro do orçamento.
“A gente tem muito zelo pelo caixa do clube. Para uma Série A, poucos ou quase nenhum jogador chega ao Sport se você não fizer investimento. E os valores investidos, talvez pelo nosso passado, por termos passado muito tempo sem investir, assustaram um pouco o torcedor e a imprensa. Mas não fizemos nada além do orçamento que foi traçado”, afirmou.
O perfil dos reforços ainda não foi definido, mas existe a possibilidade de que atletas de outras divisões sejam integrados ao elenco. O objetivo é claro: fortalecer a equipe para reagir no campeonato e evitar o rebaixamento.
Yuri Romão também comentou sobre o esforço nos bastidores:
“Não se pode negar que o clube vem em uma crescente nos aspectos administrativo e financeiro. Estamos, sim, em um momento ruim do ponto de vista esportivo, mas eu estou há duas semanas dormindo duas a três horas por noite, trabalhando e fazendo reuniões às quatro da manhã para que o clube saia dessa situação.”
O Sport volta a campo no próximo domingo (25), contra o Internacional, na Ilha do Retiro, em mais uma tentativa de somar pontos e começar a reação na Série A.

Calendário completo do Sport para as próximas rodadas:
25/05 – Campeonato Brasileiro – 10ª rodada – DOM – 16:00
Internacional
01/06 – Campeonato Brasileiro – 11ª rodada – QUI – 11:00
Mirassol
A confirmar – Campeonato Brasileiro – 12ª rodada – a confirmar
Flamengo
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – DOM – a confirmar
Juventude
13/07 – Campeonato Brasileiro – 13ª rodada – QUA – a confirmar
Atlético-MG

Veja também:
Saiba mais sobre o Leão da Ilha pelo Whatsapp
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.