Nos últimos dias, o volante Zé Lucas, de apenas 17 anos, teve seu nome ligado ao Barcelona, alimentando especulações sobre uma possível transferência. A situação ganhou força após uma viagem à Espanha do presidente do Sport, Yuri Romão.
O presidente leonino, em contato com a reportagem do Esportes DP, confirmou que o nome de Zé Lucas foi mencionado durante encontros com dirigentes de clubes europeus. No entanto, ressaltou que o foco principal da viagem foi institucional, com o objetivo de estreitar laços e estabelecer possíveis parcerias.
“Cumprimos uma série de agendas com clubes da Europa visando o fortalecimento de relações institucionais. Naturalmente, o nome do Zé Lucas surgiu nas conversas, pelo destaque que tem tanto no clube quanto na seleção, mas não foi o foco principal”, explicou Yuri Romão.
“É importante tratar esse tema com cautela. Zé Lucas será muito importante para o nosso desempenho esportivo neste ano. Reafirmo que não há nenhuma negociação em andamento. Nossa viagem teve caráter institucional, pensando em relacionamentos duradouros entre clubes. Acreditamos que isso pode render frutos no futuro”, completou o presidente.

Internamente, a expectativa no Sport é elevada. Há quem acredite que a venda de Zé Lucas pode superar a transferência histórica do lateral-direito Pedro Lima para o Wolverhampton, da Inglaterra, em 2024, a maior já registrada pelo clube e pelo futebol nordestino.
O volante tem cláusula rescisória de 50 milhões de euros (aproximadamente R$ 333 milhões) para o mercado internacional e de R$ 100 milhões para o futebol brasileiro. O Sport detém 90% dos direitos econômicos do atleta.
De acordo com o jornal espanhol SPORT, o Barcelona reconhece o talento de Zé Lucas, mas o diretor esportivo Deco avalia que o clube já conta com um número satisfatório de jogadores para a posição, tanto no time principal quanto nas categorias de base da La Masia.

Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.