Raphael Campos, Sport
Raphael Campos, Sport

Urgente! Vice-presidente do Sport estuda pedir anulação de partida contra o Fluminense

O empate em 2 a 2 entre Sport e Fluminense, pode ganhar novos capítulos fora de campo. A diretoria rubro-negra estuda entrar com pedido de anulação da partida junto ao STJD, alegando que a arbitragem cometeu um “erro de direito” no confronto válido pela 26ª rodada do Brasileirão.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

A informação foi confirmada pelo vice-presidente, Raphael Campos, que revelou estar em contato com o departamento jurídico para avaliar a melhor forma de proceder. O ponto central da reclamação do Sport está no pênalti assinalado para o Fluminense no segundo tempo, após revisão do VAR.

Na jogada, aos 32 minutos, o árbitro Raphael Claus confirmou duas vezes para o VAR que havia marcado falta sobre Pablo, do Sport, na origem do lance. Mesmo assim, o árbitro de vídeo recomendou a revisão, e Claus acabou marcando a penalidade para o Tricolor carioca.

“Se o árbitro confirma em conversa que tinha marcado a falta anterior ao lance do suposto pênalti, tudo o que ocorreu depois é irregular. Além de não ter sido pênalti, houve um erro de direito”, declarou Raphael Campos.

Outro ponto de insatisfação foi o cartão amarelo aplicado ao zagueiro Ignacio, do Fluminense, no primeiro tempo, em lance que, na visão do Sport, deveria ter resultado em expulsão. De acordo com o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), apenas o chamado “erro de direito” pode motivar a anulação de uma partida.

Ou seja, quando há má aplicação das regras do jogo — e não apenas uma interpretação equivocada da arbitragem. A revolta com Claus não é de hoje. Após o apito final, o diretor-geral de futebol do Sport, Enrico Ambrogini, já havia criticado duramente a atuação do árbitro.