Organizada do Sport
Organizada do Sport

GAECO cumpre mandado e prende membro de organizada do Sport após invasão ao CT

O Ministério Público PE (MPPE) prendeu nesta segunda-feira (13) Henrique Ferreira Marques, integrante de uma torcida organizada do Sport, acusado de participar da invasão ao Centro de Treinamento do clube ocorrida em julho deste ano.

A prisão foi decretada pela 6ª Vara Criminal da Comarca do Recife, após pedido do MPPE. Henrique responde a processos por organização criminosa e outros crimes, e é apontado como um dos líderes do grupo que invadiu o CT leonino para ameaçar jogadores e funcionários.

Organizada do Sport
Organizada do Sport

De acordo com a investigação, ele chegou a agredir o atacante Pablo, segurando-o pela camisa, e teria feito ameaças diretas ao elenco: “A gente vai atormentar a vida de vocês” e “Todo mundo aqui tem antecedente criminal”.

A prisão foi cumprida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), órgão ligado ao MPPE. A operação faz parte de uma série de ações voltadas ao combate à violência de torcidas organizadas em Pernambuco.

A invasão ao CT do Sport ocorreu no dia 16 de julho, em meio à crise do time na Série A do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, um grupo de torcedores entrou nas dependências do clube, em Paratibe, para cobrar o elenco e a comissão técnica.

O clube confirmou o episódio e informou que o presidente Yuri Romão não estava presente, mas o executivo de futebol Thiago Gasparino e o diretor-geral Enrico Ambrogini acompanharam a situação.

Entre os jogadores que dialogaram com os torcedores estavam os zagueiros Chico (atualmente no Hapoel Tel Aviv) e Rafael Thyere, além do técnico Daniel Paulista, que tentou acalmar os ânimos e manter o diálogo em meio ao clima tenso.

O episódio gerou forte repercussão no clube e nas redes sociais, levando o MPPE a abrir investigações sobre a atuação de organizadas e possíveis crimes cometidos durante a invasão.