Depois de o técnico Daniel Paulista cobrar publicamente que o Sport iniciasse o planejamento para a próxima temporada, o clube começou a se movimentar oficialmente ainda que, nos bastidores, o rebaixamento para a Série B seja tratado como algo incerto.
Na última terça-feira (22), o presidente Yuri Romão confirmou, em nota enviada à imprensa, que o planejamento já começou. O dirigente afirmou que se reuniu com Daniel para tratar dos últimos jogos da Série A e também do que virá pela frente.
“Fiz uma conversa com Daniel normal, onde abordamos os últimos jogos e as expectativas para os próximos. Obviamente a entrevista concedida por ele, por ter repercutido bastante, foi pauta, mas sem tom de reclamação por minha parte. Não houve nenhuma chateação”, afirmou Romão.
Yuri Romão e Daniel Paulista, Sport – Foto: Paulo Paiva
Segundo o presidente, a ideia de antecipar o planejamento partiu do próprio treinador, e o clube já colocou o tema em prática: “Ele deu uma opinião de que precisamos já pensar em 2026, e eu concordo. Já estamos fazendo isso. Na reunião falamos sobre ideias para 2026 e os próximos passos que daremos, mas existem vários pontos nesse planejamento.”
De acordo com informações apuradas pelo GE, o Sport discute neste momento quatro eixos principais do planejamento:
Reorganização de estafe e infraestrutura, com mudanças em cargos e estrutura física;
Mapeamento dos atletas que não desejam atuar na Série B;
Conversas com quem pretende permanecer para o próximo ano, mesmo sem contrato garantido;
E avaliação de nomes que o clube gostaria de manter, considerando o orçamento limitado.
Hoje, o Sport tem 32 jogadores com vínculo. Desses, 13 estão emprestados e 19 fazem parte do elenco atual. Até o momento, apenas Rafael Thyere e Igor Cariús renovaram contrato, ambos com vínculos que terminariam neste ano.
Elenco do Sport
Apesar de ter sido o responsável por cobrar o início do planejamento, Daniel Paulista ainda não tem permanência assegurada. As declarações do técnico após a derrota para o Internacional, no Beira-Rio, incomodaram parte da diretoria.
Na ocasião, ele mencionou “muitos erros cometidos ao longo do ano” e pediu uma postura mais firme da cúpula rubro-negra. O presidente Yuri Romão se reuniu com o treinador para discutir, entre outros assuntos, o tom das declarações.
Embora o dirigente tenha minimizado a situação, a insatisfação interna colocou um ponto de interrogação sobre o futuro de Daniel no comando. Na lanterna do Campeonato Brasileiro desde a terceira rodada, o Sport venceu apenas duas partidas em 28 rodadas.