O Conselho Deliberativo do Sport iniciou, nesta quarta-feira (26), os trâmites oficiais para a realização da eleição direta que definirá os novos ocupantes dos cargos de presidente e vice-presidente da Diretoria Executiva.
A confirmação foi feita pelo presidente do CD, Ademar Rigueira Neto, que também anunciou que as renúncias de Yuri Romão e Raphael Campos serão formalizadas de imediato. Ademar destacou que o objetivo do pleito será exclusivamente o preenchimento das vagas deixadas pelos dois dirigentes.

Dessa forma, não há qualquer alteração no funcionamento do próprio Conselho Deliberativo, que seguirá conduzindo o processo eleitoral e garantindo a observância do estatuto do clube. Segundo o presidente do CD, após o protocolo oficial das renúncias, será publicada uma portaria detalhando o calendário da eleição, bem como todos os procedimentos necessários para participação das chapas.
O estatuto leonino estabelece que o pleito deve ocorrer no prazo máximo de 15 dias após a vacância, porém, o efeito das renúncias será ativado somente em uma data a ser comunicada futuramente.
De acordo com Ademar, essa decisão busca ampliar o acesso de grupos interessados em disputar o comando do Sport e assegurar que toda a parte organizacional seja realizada de forma adequada e transparente.
Em meio ao cenário de urgência e instabilidade política, o Conselho Deliberativo optou por antecipar sua reunião ordinária, antes marcada para o dia 9 de dezembro de 2025.
O encontro acontecerá agora em 2 de dezembro de 2025, com o intuito de apresentar mais detalhes sobre o processo, esclarecer dúvidas e formalizar as deliberações necessárias para a realização do pleito.
Os dirigentes que forem eleitos comandarão o Sport até o fim do atual mandato, que se encerra em dezembro de 2026.

NOTA OFICIAL DO PRESIDENTE DO CONSELHO DO SPORT
“Tal como já noticiado, houve decisão por parte do presidente do executivo e de seu vice de renunciarem aos seus mandatos. Por força disso, o clube fará uma eleição direta para as respectivas substituições. Ao longo do dia de hoje, depois de a comunicação de renúncia ser protocolizada, será editada, pela Presidência do Conselho, portaria específica para regular o pleito, estabelecendo cronograma e procedimentos.
O afastamento dos mandatários referidos não tem efeito sobre o funcionamento do Conselho, que será inclusive responsável pela normatização do processo eleitoral, tendo em vista que não há normas prévias no estatuto para regular a hipótese.
A eleição se referirá apenas aos cargos de Presidente e Vice do Executivo do clube, servindo à escolha dos responsáveis pela condução do clube pelo restante do mandato em curso.
O estatuto do clube determina, em tais casos, que a eleição ocorra no prazo máximo de 15 dias da vacância dos cargos, o que será observado. A renúncia será formalizada imediatamente, considerando a urgência da situação, mas terá efeito a partir de data futura a ser comunicada, para permitir a maior abertura possível à participação dos eventuais interessados em concorrer e para que as providências necessárias à realização do pleito seja adotadas adequadamente. Assim, o clube manterá seu funcionamento, mas já poderão ser fixadas e publicadas as normas da eleição.
Para maior clareza quanto a todo o procedimento e deliberações respectivas, resolvemos por antecipar a reunião ordinária do Conselho que ocorreria em 9 de dezembro de 2025 para o dia 2 de dezembro de 2025”.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.

