Náutico e Sport voltam a medir forças neste domingo (18), às 18h (de Brasília), no estádio dos Aflitos, no primeiro Clássico dos Clássicos de 2026. O confronto, válido pela 3ª rodada do Campeonato Pernambucano, coloca frente a frente rivais históricos em fases diferentes neste início de temporada.
O Náutico chega ao duelo em alta. Com duas vitórias em dois jogos, o Timbu mantém 100% de aproveitamento no Estadual. A equipe venceu o Maguary por 2×0 na estreia e, na rodada seguinte, superou o Decisão por 2×1, mostrando bom desempenho coletivo e regularidade sob o comando de Hélio dos Anjos.

Já o Sport segue apostando na base neste começo de competição. O Leão soma quatro pontos, após um empate por 2×2 e uma vitória por 2×0 diante de Jaguar e Retrô, respectivamente. Mesmo diante de um clássico, a diretoria rubro-negra optou por manter o elenco e a comissão técnica do Sub-20, avaliando que o time principal ainda não atingiu o nível ideal de preparação física e técnica.
O clássico deste domingo abre a série de confrontos entre os rivais em 2026. Náutico e Sport disputam a Série B do Campeonato Brasileiro e devem se enfrentar, pelo menos, mais duas vezes ao longo da temporada, aumentando ainda mais a expectativa em torno dos duelos.
Para o jogo nos Aflitos, Hélio dos Anjos terá um desfalque importante. O volante Wenderson foi vetado pelo departamento médico e está fora da partida. Para a vaga, o treinador alvirrubro analisa as opções de Auremir, Luiz Felipe e Ramon Carvalho, que foi utilizado na vitória sobre o Decisão.
A base do time deve ser mantida, mas há possibilidade de mudanças no ataque. Toró e Felipe Saraiva, decisivos na última rodada ao saírem do banco e balançarem as redes, podem começar jogando nos lugares de Vinícius ou Júnior Todinho.
Em coletiva, Hélio reforçou que o foco do Náutico está exclusivamente no próprio desempenho, independentemente da situação do rival: “Não tenho controle do Sport e nem quero ter. Tenho que ter controle da minha equipe. Qualquer situação que acontecer não vamos falar que é surpresa. Não tenho controle do que vai acontecer, mas da nossa preparação”, destacou.
No Sport, os jovens seguem sendo protagonistas. Sob o comando de Alexandre Oliveira, os “Leões da Base” encaram mais um grande desafio no Pernambucano, agora em um clássico de peso. Após a vitória sobre o Retrô, o treinador ressaltou a importância da experiência para o grupo.
“Quanto à capacidade deles jogarem um jogo como o clássico, só eles jogando para a gente poder ter essa percepção. Sempre vamos estar preparados”, afirmou.
Com ingredientes históricos, rivalidade acirrada e expectativas distintas, o Clássico dos Clássicos deste domingo promete movimentar o futebol pernambucano e testar o momento de Náutico e Sport neste início de temporada.

Ficha do jogo
Local: estádio dos Aflitos, no Recife-PE.
Horário: 18h (de Brasília).
Árbitro: Diego Fernando Silva de Lima.
Assistentes: Bruno César Chaves Vieira e Ricardo Jorge Nunes dos Santos Júnior.
Onde assistir: Globo (TV aberta).
Náutico
Muriel; Reginaldo, Mateus Silva, Igor Fernandes e Yuri Silva; Samuel, Ramon Carvalho e Dodô; Júnior Todinho (Felipe Saraiva), Vinícius (Toró) e Paulo Sérgio. Técnico: Hélio dos Anjos.
Sport
Adriano Sousa; Ítalo Lucas, Patrick, Felype Gabriel e Rafinha; Breno, Dedé e Augusto Pucci; Lipão, Felipinho e Micael. Técnico: Alexandre Oliveira.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.

