É tudo ou nada, parte I

Mais do que nunca, a frase ‘jogo de vida ou morte’ – apesar de para lá de clichê –, serve bem para ilustrar o encontro do Sport, hoje, às 20h30, contra o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, válido pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. É que o Leão só passa à próxima fase caso vença os alagoanos e os dois próximos confrontos – contra a Anapolina (na Ilha) e Paulista (em São Paulo) –, nesta reta final da primeira fase da competição.

O Sport, que está na 13ª colocação, com 27 pontos, terá pela frente uma equipe que luta contra o rebaixamento. O CRB, comandado pelo ex-tricolor Heron Ferreira, está na 16ª, com 24. Só esse ingrediente é suficiente para tornar a partida cheia de emoção, com boas pitadas de dramaticidade. “Conheço o CRB e sei que teremos um jogo difícil. Mas temos de vencer”, afirma o técnico Heriberto da Cunha.

O treinador destaca o zagueiro Jorginho Baiano – que teve passagem no Sport, ano passado –, o lateral Rodrigo, o meio-campista Mauro César, além dos rápidos atacantes Leandrinho e Cristiano. “Apesar disso, temos de trazer um êxito para continuarmos a sonhar com a classificação”, diz.

O Sport deve entrar em campo com o esquema 3-5-2. Mas Heriberto, como de costume, não confirma. Só para deixar um clima de suspense no ar. Durante a semana, ele treinou também a equipe no 4-4-2. “É importante trabalhar as duas táticas, até para não pegar os atletas de surpresa”, diz.

Assim como Heriberto, o time do Sport procura mostrar otimismo quanto a classificação à próxima fase. O atacante Alecsandro destaca que, mesmo com o time perdendo três atletas nesta reta final de fase – o meia Nildo e o atacante Robgol pediram dispensa, enquanto o atacante Jean Carlos foi demitido –, ainda confia numa passagem às finais.

Para o zagueiro Edgar, esse é o jogo que pode decidir a sorte do Rubro-Negro na competição. Mas, afora confiança, ele vê com bons olhos a semana de trabalho dos leoninos, independentemente da tática a ser lançada por Heriberto da Cunha. “Qualquer que seja o esquema, estaremos aptos a jogar e trazer o resultado. O grupo todo ainda acredita nisso e o pensamento é se classificar”, diz o jogador.