O Sport é o primeiro e único clube do nordeste campeão da Copa do Brasil. No ano de 2008, o time rubro-negro era entrosado e muito bem encaixado, fazendo valer o fator Ilha do Retiro para conquistar o título. Porém, de lá para cá, o Sport disputou 6 vezes a série B (2010, 2011, 2013, 2019, 2022, 2023), para um time do tamanho do Sport, é um número “agoniante”. Infelizmente a prioridade do Sport neste ano é voltar a elite do futebol brasileiro.
Se o Rubro-negro estivesse já na série A, na parte de cima da tabela, poderia se dar o luxo de descansar alguns jogadores para focar no São Paulo. É bem verdade que o Sport está nas oitavas de final do torneio, feito que não acontece desde 2017, quando fomos eliminados pelo Botafogo de Jair Ventura. Nesta campanha na Copa, o clube já acumula R$5,4 milhões em cotas. Caso avance para as quartas, o Leão ganha mais R$4,3 milhões.
Retrospecto contra o São Paulo
Nos últimos 10 anos, o retrospecto contra o time paulista é bem desagradável. São 14 jogos e apenas 2 vitórias do Leão. Um fato curioso é que as duas partidas vencidas pelo Leão foram na Arena Pernambuco. A última vitória aconteceu no Brasileirão de 2015, por 2 a 0, quando Élber e Ferrugem marcaram os gols para dar os números do placar.
O time ali era comandado pelo técnico Eduardo Baptista e ainda tinha nomes como Durval, Diego Souza e André no elenco. Na atual temporada, o Leão tem 79% de aproveitamento, 71 gols marcados e uma sequência de sete partidas invicto na temporada.
Na decisão pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contudo, o Sport precisará fazer esses números de desempenho serem suficientes para superar o retrospecto negativo recente contra o São Paulo.
COLETIVA DE ENDERSON MOREIRA (ITUANO x SPORT)
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.