O Sport sofreu 17 gols, em 31 partidas disputadas neste ano. São números bons. Já na Série B, o time ainda não sofreu gols. Entre as equipes da segunda divisão, só Criciúma e Vila Nova têm números melhores: 12 e 14 gols sofridos. A Chapecoense aparece na sequência com os mesmos 17 do Sport, mas todas as três equipes têm menos partidas disputadas em relação ao Leão. Além disso, a defesa foi essencial para o título do estadual e a classificação para a Copa do Brasil.
– Em uma competição longa, de 38 rodadas, geralmente o time que menos sofre gols também vai bater no acesso. Quem tem uma defesa consolidada provavelmente terá o acesso – diz o Enderson Moreira
A melhora de desempenho do Sport no setor defensivo aconteceu após uma sequência de três partidas sendo vazado pelos adversários, em confrontos decisivos – e como visitante – contra Coritiba na Copa do Brasil, Retrô no Pernambucano e Ceará na Copa do Nordeste.
Caprichar o pé na finalização
Poucos times no Brasil criam tantas chances claras igual o Sport, mérito não só dos jogadores, mas também do treinador rubro-negro. Porém, o nível de efetividade está bem abaixo. Contra o Guarani, por exemplo, Vagner Love perdeu 4 chances reais de gol. Contra o Ceará foram muitas chances perdidas que custaram o título da Copa do Nordeste.
O Sport como protagonista da série B vai enfrentar muitos times fechados e recuados. Alguns jogos o Leão não vai conseguir criar tantas chances de gols, e é nessas horas que a efetividade precisa aparecer.
Como parâmetro, no último ano que o time rubro-negro subiu (2019) ele teve o segundo melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição. Ambos atrás do Bragantino que foi o campeão naquele ano.
BASTIDORES DE SPORT 2×0 GUARANI
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.