Sport de olho na SAF! Sabemos que existem alguns times no Brasil que já estão com o modelo da SAF em sua gestão. Mas antes, vou te explicar um pouquinho o que é a SAF. A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.
A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.
Simplificando, o clube deixa de ser uma instituição sem fins lucrativos, para uma empresa. Com investidores tomando conta do negócio. Clubes como Bahia, Cruzeiro e Vasco já trabalham com o modelo da SAF e não foi à toa que conquistaram o acesso nesta temporada.
A solução dos problemas no Sport!
O clube rubro-negro conversa com seis investidores atualmente, mas ainda não há propostas formalizadas ou previsão de avanço neste quesito. Ao mesmo tempo, é uma mudança vista como inevitável pelo presidente Yuri Romão.
Veja aqui o vídeo de Felipe Luna sobre a SAF do Sport
Infelizmente o Sport é um clube afundado nas dívidas, e com as atuais receitas (a curto / médio prazo) é quase impossível quitar isso. A SAF entraria com um aporte significativo não só para quitar dívidas, mas também para investir na base, no patrimônio, contratar profissionais de qualidade para dentro do clube.
Muitos pensam que o Sport vai ser vendido para um grupo de investidores, ou até mesmo ser terceirizado. Mas nada disso é verdade. É de fato trazer os investidores que vão profissionalizar, colocar suas ferramentas e recursos, seja financeiro e humano, para gerir o futebol.
PRIMEIROS DIAS DO LATERAL IGOR CARIÚS NO SPORT
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.