Opinião: O torcedor pernambucano, e do Sport, está de luto!

Sport de olho na FPF
Sport de olho na FPF

Após as brigas das torcidas organizadas do Sport e ABC, a Federação Pernambucana (FPF), junto com a Secretaria de Defesa Social (SDS) e o governo do estado, determinou a presença de torcida única em partidas pelo Nordestão, e em clássicos pelo Estadual.

Com apenas 1 mês de gestão da nova governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a solução encontrada foi impor a torcida única nos clássicos de Sport, Náutico e Santa, além de impedir a presença de torcidas de fora do estado durante a Copa do Nordeste.

“Ficou determinado que os jogos de clássicos no Pernambucano, assim como as partidas pela Copa do Nordeste, terão a presença só do torcedor mandante. Isso não é só aqui, acontece em outros estados, como em São Paulo. Não será a primeira vez. A gente espera que isso permita a termos um convívio melhor nos estádios de futebol”, destacou o secretário de SDS Alexandre Alves.

É importante ressaltar, que a briga entre a Torcida Jovem e a Garra Alvinegra, ocorreu no pré-jogo, e também após jogo, há quilômetros de distância da Ilha do Retiro. Além disso, já tivemos brigas no clássico de portões fechados. Esse episódio ocorreu em Sport x Santa, pelo pernambucano de 2020.

A torcida única chega a ser bizarra no futebol, isso é um atestado da incompetência da segurança pública. E só prejudica o torcedor pernambucano de fazer o que ele mais gosta, acompanhar seu time de perto. Por que não punir as pessoas específicas, para o torcedor de bem não ser prejudicado ao ponto de não assistir o jogo no estádio? A resposta é simples! É muito mais cômodo para o poder público e a segurança do jogo.

E muito provavelmente, mesmo com torcida única em clássicos, deverá haver brigas entre as uniformizadas, justamente por que os CPFs não são punidos.

A volta das charangas

Também na reunião, foi determinado o retorno das charangas às arquibancadas. A determinação visa abrilhantar mais os festejos, resgatando as raízes históricas do esporte no estado.

Sport de olho na liberação dos instrumentos
Sport de olho na liberação dos instrumentos

“As charangas também estarão de volta. A gente está muito feliz em divulgar esta decisão, porque isso é valorizar nossas origens”, sacramentou Alexandre.

O secretário também anunciou novo esquema de venda antecipada de ingressos nos jogos dos times da capital, no intuito de evitar tumultos nas bilheterias e proximidades dos estádios antes do início das partidas. Também chega a ser bizarra esse pedido, visto que a grande maioria já compra antecipado seu ingresso.

Um exemplo foi o último jogo do Sport contra o Retrô, que o público total foi de pouco mais de 11 mil, desses, 9 mil compraram antecipadamente. Além disso, o secretário pediu como política de médio e longo prazo, a instalação de catracas com leitor facial nos grandes estádios pernambucanos. Todas as medidas já estão assinadas em portaria do Diário Oficial, foram publicadas na terça-feira, e têm validade até 6 de março.

BASTIDORES DE SPORT 1×0 RETRÔ

YouTube video

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.