O dia 11 de junho de 2008 foi um dos mais importantes da história do Sport Club do Recife. Naquela data, o Leão conquistava pela primeira vez a Copa do Brasil ao bater o Corinthians por 2 a 0 na Ilha do Retiro e ficar com a vantagem pelo gol marcado fora de casa (critério utilizado até 2017) após ter perdido o jogo de ida por 3 a 1, no Morumbi.
Em 2023, o terceiro título nacional do Sport completará exatos 15 anos e muita coisa no futebol e no mundo do esporte mudou de lá para cá. Do surgimento de lendas à realização de um dos maiores espetáculos do planeta, a temporada de 2008 foi marcante em diferentes modalidades e proporcionou momentos emocionantes nos principais palcos esportivos do globo.
Futebol
Enquanto o Leão da Ilha faturava a principal competição de mata-mata do país, o campeão do Campeonato Brasileiro, disputado por pontos corridos, foi o São Paulo, que garantiu seu tricampeonato nacional consecutivo e o sexto no total. O Sport, já garantido na Copa Libertadores de 2009 por ter vencido a Copa do Brasil, terminou o certame na 11ª posição. Na competição sul-americana, o Fluminense perdeu a decisão para a LDU (EQU) nos pênaltis, no Maracanã.
Na Europa, Cristiano Ronaldo erguia o troféu da UEFA Champions League pela primeira vez, ainda defendendo as cores do Manchester United. O “Robozão” ainda conquistou a competição por outras quatro vezes ao longo da carreira pelo Real Madrid. Ele também levou em 2008 a primeira de suas cinco bolas de ouro de melhor jogador do mundo.
Poker
No mundo das cartas, o evento principal da 39ª edição do World Series of Poker (WSOP), a mais famosa competição da modalidade no planeta (equivalente a um campeonato mundial), foi realizado no Rio All Suite Hotel and Casino, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Naquela ocasião, o campeão foi o dinamarquês Peter Eastgate, então prestes a completar 23 anos de idade, seguido pelo russo Ivan Demidov, quatro anos mais velho.
No Brasil, era realizado em 2008 o terceiro Campeonato Brasileiro da modalidade, o Brazilian Series of Poker (BSOP), organizado até os dias de hoje pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em e com o apoio oficial da plataforma online PokerStars, uma das mais conhecidas no mundo. Aquela edição teve uma média de mais de 100 participantes por torneio e teve como vencedor o paulista radicado em Santa Catarina, Claudio Baptista.
Jogos Olímpicos
Enquanto CR7 era o grande craque do momento, seu principal rival ao longo da carreira ainda era uma promessa em ascensão. Naquele ano, o hoje campeão do mundo Lionel Messi levou a Argentina ao bicampeonato olímpico no futebol, depois um estrondoso 3 a 0 contra o Brasil na semifinal.
A 29ª edição dos Jogos Olímpicos modernos foi realizada em Pequim e contou com 10.942 atletas de 28 modalidades, representando 204 países. Além de Messi, outras estrelas que brilharam na China foram o jamaicano Usain Bolt (atletismo), o norte-americano Michael Phelps (natação) e a russa Yelena Isinbayeva (salto com vara). Pelo Brasil, Maurren Maggi (salto em distância), Cesar Cielo (natação) e a seleção feminina de vôlei conquistaram a medalha de ouro.
Tênis
Líder do ranking ininterruptamente desde fevereiro de 2004, o suíço Roger Federer perdeu a condição de número 1 do mundo pela primeira vez em agosto de 2008, quando foi superado por Rafael Nadal. Naquela temporada, o suíço venceu apenas um Grand Slam, o US Open, enquanto o espanhol faturou Roland Garros e Wimbledon. No Australian Open, o campeão foi o jovem Novak Djokovic, que vencia seu primeiro Major.
No feminino, a belga Justine Henin era a melhor jogadora do mundo, mas anunciou sua aposentadoria em maio daquele ano, abrindo espaço para suas concorrentes. Com isso, Maria Sharapova (Aberto da Austrália), Ana Ivanovic (Roland Garros), Venus Williams (Wimbledon) e Serena Williams (US Open) foram as campeãs de Grand Slam de 2008. A sérvia Jelena Jankovic foi quem terminou a temporada na liderança.
Fórmula 1
Assim como Cristiano Ronaldo e Messi no futebol e Novak Djokovic no tênis, o ano de 2008 ficou marcado pelo primeiro grande título de uma outra lenda do esporte. Lewis Hamilton, então com 23 anos de idade, já havia batido na trave um ano antes, em sua estreia na Fórmula 1, mas não deixou escapar a segunda chance e faturou o campeonato da principal categoria do automobilismo mundial. A vitória do piloto inglês não poderia ter sido mais dolorosa para os brasileiros, já que seu principal adversário foi Felipe Massa, da Ferrari. A conquista de Hamilton aconteceu na última prova do calendário, justamente no Grande Prêmio do Brasil, após ultrapassagem decisiva na última curva da última volta sobre o alemão Timo Glock, ficando apenas um ponto à frente de Massa na classificação final.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.