Neymar desde cedo que deu que falar. Era um jogador diferenciado. Basta abrir o Youtube e ver as suas fintas e jogadas nos seus primeiros tempos de Santos. Foi aí que tudo começou. Foi também aí que ele chamou a atenção do gigante Barcelona, clube que se transferira mais tarde.
Neymar deu o salto para a Europa para se juntar ao FC Barcelona no início da época 2013-14 e tornou-se titular num clube que conquistou vários títulos nacionais e internacionais. Depois de levar os brasileiros à primeira medalha de ouro olímpica em 2016, o craque transferiu-se para o Paris Saint-Germain de França no ano seguinte. Joga agora no Al-Hilal, clube da Arábia Saudita.
Início da vida como um prodígio do futebol
Neymar da Silva Santos Jr. nasceu a 5 de fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil. Filho de um ex-jogador de futebol profissional, Neymar seguiu os passos do pai a jogar jogos de rua e futsal, uma versão indoor do jogo. Ingressou no clube juvenil Portuguesa Santista em 1999 e em poucos anos era um dos jovens talentos mais conceituados do país. Neymar ingressou nas camadas jovens do Santos FC aos 11 anos.
Cedo começou a ser falado e o interesse do Real Madrid surgiu em 2014. Contudo, o Santos convenceu-o a ficar, dizem que com o pagamento de um grande bónus. Por falar em bónus, temos algo para si. Não são tão grandes como o que o Neymar recebeu, mas tem à sua disposição os melhores bônus de casas de apostas para o caso de querer apostar sem ter que fazer o investimento inicial.
Carreira profissional: Santos FC, FC Barcelona, PSG e Al-Hilal
A carreira do outrora jovem Neymar já vai longa. Vamos fazer uma viagem até aos clubes que ele representou.
Santos FC
Seguindo os passos de Pelé, que iniciou a sua carreira no Santos FC – equipa que o Recife defrontou recentemente, Neymar estreou-se profissionalmente pelo clube em 2009 e fez jus ao hype ao vencer o prémio de Melhor Jogador Jovem do campeonato. Emergiu como uma estrela em 2010, ajudando o Santos a conquistar os campeonatos da liga e da Taça do Brasil rumo ao primeiro de três títulos consecutivos de pontuação e quatro prémios consecutivos de Jogador do Ano. Nessa temporada, também fez a sua estreia pela seleção principal e estreou um corte de cabelo ao estilo moicano, que rapidamente se tornou popular entre os adeptos mais jovens.
Barcelona
Em maio de 2013, Neymar anunciou que estava a dar o salto para a Europa com uma transferência para o FC Barcelona, um clube poderoso que na altura contava com o superastro argentino Lionel Messi (jogador que terá uma exibição em São Paulo) e vários elementos da seleção espanhola.
Neymar fez jus ao seu faturamento no Barcelona, dando ao carregado clube espanhol mais um talento versátil. Marcou uns incríveis 39 golos durante a época 2014-15, ajudando o clube a alcançar a cobiçada tripla conquista ao conquistar títulos da liga, da taça nacional e da Taça dos Campeões Europeus.
Paris Saint-Germain
Aqui Neymar bateu outro recorde, neste caso de transferência mais cara. Pois é, 222 milhões de euros. Fazendo a conversão estamos a falar de um bilhão, trezentos e quarenta e três milhões de euros. Muita grana… mas ele vendeu tantas camisolas que quase que pagou o seu preço. Depois de chegado ao PSG e com toda a pressão nos ombros por causa da transferência mediática ele começou bem, mas terminou mal, com uma lesão que o afastou do gramado. Infelizmente esta não foi a única lesão e os anos seguintes isso voltou a acontecer até chegar a época de 23.
Para iniciar a temporada 2023-24, Neymar falhou a estreia do PSG no campeonato francês em agosto devido a doença. No dia seguinte, surgiram notícias sobre um acordo para enviar o brasileiro para o clube Al-Hilal, da Arábia Saudita.
Al-Hilal
15 de agosto de 2023. Neymar vai para a Arábia – para o Al-Hilal. Outra transferência controversa. Junta-se a Cristiano Ronaldo na liga da Arábia Saudita com um contrato de dois anos. Mas isto deu que falar. O jogador estava em boa forma e muitos foram os críticos que disseram que ele ainda tinha muito para mostrar na Europa.
Muitos o chamaram de ganancioso porque estaria a agir apenas por dinheiro, mas com valores tão altos será que o podemos culpar? Será que você rejeitaria? Isso acaba por ser diferente porque se trata de um jogador que já está muito bem financeiramente e não precisa (teoricamente) de mais dinheiro. O tema é controverso. Já na seleção, a sua passagem foi menos controversa e cheia de conquistas. Descubra as principais.
O record que era de Pelé e agora é de Neymar
Neymar é um homem de recordes e conquistas. O maior feito foi sem dúvida bater o recorde do imortal Pelé. Pele era, até 2024, o jogador com mais golos da seleção. Tinha 77. Entretanto, Neymar superou-o mostrando que é um jogador claramente diferenciado. Mas apesar desta ser a maior conquista, há muito mais. Ele foi eleito o melhor jogador em 2013 da copa das confederações em 2013 com um golo fantástico na final contra a Espanha.
Em 2016, com o Brasil a jogar em casa nos jogos olímpicos do Rio, ele foi também decisivo no jogo da final da Alemanha. Resultado? Mais uma medalha de ouro. Mais tarde, em 2021, apesar da infelicidade do Brasil na competição, o brasileiro foi destaque. Ele teve em 60% dos golos brasileiros mostrando mais uma vez a sua importância no time.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.