A Copa do Nordeste chegou a final da competição com Confiança e Bahia disputando o título. Já o Sport Recife chegou até as quartas de final depois de se classificar em 2º no Grupo A, atrás apenas do Vitória.
A campanha do Sport Recife na Copa do Nordeste de 2025 está longe de ser o seu melhor desempenho. No ano de 2024, por exemplo, o Leão da Ilha chegou a semifinal da competição, onde acabou eliminado para o Fortaleza.
O retrospecto do Sport na Copa do Nordeste de 2025 acende uma luz de preocupação para o Leão da Ilha. Afinal, sua queda de rendimento é um sinal de que a equipe precisa de mudanças.
Último título foi em 2014
A última vez que o Sport Recife foi campeão da Copa do Nordeste foi no ano de 2014. Naquela edição, o Leão da Ilha conseguiu se classificar em 2º no Grupo D depois de começar com derrota para o Náutico e um empate sem gols contra o Guarany de Sobral.
O Sport teve a sua primeira vitória na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2014 apenas no seu penúltimo jogo. Contra o Náutico, o Leão da Ilha surpreendeu os adversários marcando 3 gols.
Ananias, Érico Júnior e Neto Baiano balançaram as redes do Náutico e deram forças para o Sport se classificar para a próxima fase. A vitória contra o Botafogo-PB, na última rodada, foi o suficiente para classificar o Leão da Ilha para a próxima fase.
Nas quartas de final, o Sport venceu o CSA por 2 a 1 no placar agregado. Já nas semifinais, foi a vez do Santa Cruz sentir a força do Leão da Ilha, perdendo as duas partidas por 2 a 0 e 2 a 1. Por fim, o time comandado por Eduardo Baptista conseguiu derrotar o Ceará e se consagrou campeão da Copa do Nordeste.
De lá pra cá, o Sport vive um jejum de títulos da Copa do Nordeste e problemas diversos impactaram o elenco do Leão da Ilha. Mas as recentes contratações trazem esperança aos torcedores.
Dados reforçam temporada ruim do Leão da Ilha
A Copa do Nordeste de 2025 definitivamente não foi o melhor desempenho do Sport. Foram apenas 11 gols marcados e 7 sofridos. Além disso, o Leão da Ilha ainda amargou péssimos resultados.
A derrota por 2 a 0 para o Fortaleza na fase de grupos, mesmo sendo o favorito para a vitória nas casas de apostas brasileiras que têm odds para a Copa do Nordeste, foi uma ducha de água fria para os torcedores que compareceram ao estádio Adelmar da Costa Carvalho.
Outras duas derrotas que também deixaram a torcida descrente no futuro do clube foram contra o Vitória e Altos. Ambas acabaram em 1 a 0 para os adversários e evidenciaram as fragilidades do elenco.
O ano de 2025 foi uma das poucas edições que o Sport não teve nenhum artilheiro entre os maiores goleadores da Copa do Nordeste. Em 2024, apesar da eliminação nas semifinais, Gustavo Coutinho ficou em 2º lugar na artilharia do torneio, com 5 gols marcados.
A falta de uma referência no ataque e da força defensiva para frear o avanço dos adversários ficou clara. O time precisava de mudanças e, com a estreia no Brasileirão, isso ficou ainda mais evidente.
Reforços trazem esperança para a torcida
A janela de meio de temporada do Sport mostrou que a diretoria está empenhada em reverter o que o torcedor acompanhou ao longo do início da temporada. Um total de 11 dispensas e o mesmo número de atletas foram contratados para compor o elenco para o resto do ano.
O objetivo do Sport no Brasileirão Série A é evitar o rebaixamento a todo o custo. Para alcançar essa meta, o Leão da Ilha precisa superar o histórico negativo e fazer uma campanha de time que está no topo da classificação ao longo do returno.
A diretoria anunciou 11 contratações para ajudar nesse objetivo. Atletas como o zagueiro Ramon Menezes, Aderlan, Derick Lacerda e Léo Pereira estão entre os contratados na janela de meio do ano.
Outros 11 jogadores foram dispensados pela diretoria do Sport, sendo alguns deles: Di Plácido, Dalbert, Titi Ortíz e Gustavo Maia. De acordo com as informações de dentro do clube, os atletas estavam totalmente fora dos planos do time para o resto da temporada.
A campanha ruim do Sport na Copa do Nordeste só comprovou o que os torcedores já esperavam no início do ano. Agora, o Leão da Ilha precisa se recompor para evitar o pior no Campeonato Brasileiro.

Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.