Apesar da punição imposta pela Fifa, Sport recebe notícia importante vinda da CBF

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Mesmo punido pela Fifa por conta da dívida de R$ 6 milhões com o Sporting, de Portugal, o Sport pode registrar renovações de contratos com o atual elenco. O bloqueio imposto pela entidade afeta apenas o registro de novos jogadores, segundo a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol. Com isso, jogadores que já estavam no clube e acabaram encerrando o contrato dia 28, podem ter seus nomes publicados no BID.
Até o momento, o leão acertou renovações com o técnico Jair Ventura, o meia Thiago Neves e o volante Marcão. A punição está funcionando em um formato diferente em relação ao ano passado. Na época, o clube foi suspenso por uma dívida na Câmara Nacional de Resolução de Disputas da CBF e não pôde registrar atletas renovados.
O que acontece agora, é que a Fifa tem optado por flexibilizar a medida, explica o advogado especializado em direito desportivo e com casos na entidade, Rafael Botelho. “Supostamente deveria travar tudo, como na CNRD. Houve uma flexibilização da Fifa neste último ano, especialmente por conta da Covid-19. Sei por conta da alguns casos que tivemos contra clubes devedores, em que a Fifa permitiu o registro de atletas que pertenciam ao clube, fossem eles de divisões de base ou jogadores renovando contrato, para não travar de vez”, disse.
A punição imposta ao rubro-negro se chama “transfer ban” e consta como padrão para o descumprimento de decisões proferidas pelos tribunais e comitês da entidade. Neste caso, o bloqueio vale por até três janelas de transferências e acontece porque o clube não pagou os € 907.500,00 devidos ao Sporting. A primeira janela no Brasil abriu na segunda-feira e fecha no dia 23 de maio.