Em jogo movimentado, o Ceará bateu o Sport por 2 x 1, e voltou a vencer na Série B após seis partidas. Com a bola rolando, o Vozão foi mais perigoso e soube aproveitar os vacilos da defesa rubro-negra. Chay, em um bonito gol de voleio, e Jean Carlos garantiram o triunfo do Alvinegro. Jorginho, que jogou nesta noite a sua 50ª partida com a camisa do Leão, fez valer a lei do ex e descontou para a equipe pernambucana.
A vitória alvinegra, além de encerrar a série invicta de oito partidas do Sport, garante a manutenção de um tabu: o Ceará não sabe o que é perder para os pernambucanos em solo cearense há 19 anos. Com o resultado, o Ceará se mantém na 11ª colocação, agora com 46 pontos. O Sport, por sua vez, continua vice-líder, com 59 conquistados – e empatado com o 3º, o Atlético-GO, que ainda joga na rodada.
O que aconteceu na partida
O Sport começou a partida com maior volume e posse de bola, mas a superioridade rubro-negra durou pouco. Rapidamente, o Ceará equilibrou as forças na partida. A primeira boa chance do jogo veio dos pés de Chay, que arrematou de fora para defesa do goleiro Dênis. E foi o próprio Chay quem abriu o placar. Aos 10 minutos, Jean Carlos cruzou na área e, livre de marcação, o camisa 14 armou um belo voleio e venceu o goleiro Dênis para colocar o Vozão à frente no marcador.
A resposta do Sport não demorou a acontecer. Em boa jogada pela esquerda, Nathan – estreante da noite – cruzou na cabeça do meia Jorginho, que cabeceou para o fundo das redes e igualou o placar. O Leão voltaria a ameaçar a meta cearense apenas aos 25, quando Ewethon arrematou de fora da área para defesa de Richard. No rebote, Diego Souza não finalizar e perdeu a posse para o arqueiro do Vozão.
No lance seguinte, o meia Jean Carlos cobrou falta para o Ceará e obrigou o goleiro Dênis a espalmar para escanteio. O Ceará ameaçou novamente a meta rubro-negra com Erick, que bateu forte de fora da área para a defesa do arqueiro do Leão. Buscando retomar a dianteira no marcador, o Ceará ameaçou novamente com Erick Pulga. O atacante carregou da esquerda para o meio e chutou de fora da área. A bola passou ao lado do gol rubro-negro. O placar nãos e alterou até o intervalo.
Sem novas alterações nas equipes, os minutos iniciais do segundo tempo foram marcados por trocas de posse de bola, mas pouca efetividade. A primeira chance real de gol ocorreu apenas aos 15 minutos. Após bate-rebate na área, a bola sobrou para Saulo Mineiro, que bateu de voleio para grande defesa de Dênis.
Não demorou muito até o Ceará voltar à frente do placar. Em falta frontal, Jean Carlos bateu rasteiro e superou o arqueiro rubro-negro. Por muto pouco, o Sport não empatou com Vagner Love, após passe de Diego Souza. O camisa 9 rubro-negro desperdiçou a oportunidade. O Sport ameaçou novamente, agora em cobrança de falta. Diego Souza arrematou de fora da área para boa defesa do goleiro Richard
Ficha técnica
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Arbitragem: Yuri Elino Ferreira da Cruz
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Alves de Lima Filho
Gols: Chay (9’/1T) e Jean Carlos (23’2T) (CEA); Jorginho (15’/1T) (SPT)
Cartões amarelos: Lucas Ribeiro, Luiz Otávio e Saulo Mineiro (CEA); Fábio Matheus, Rafael Thyere e Felipe (SPT)
Cartões vermelhos: Ronaldo (SPT)
Público: 6430
Renda: R$110.060
CEARÁ 2
Richard; Lucas Ribeiro, Léo Santos, Luiz Otávio e Paulo Victor (Danilo Barcelos); Guilherme Castilho (Warley), Jean Carlos (Pedro Lucas) e Chay (Richardson); Erick, Erick Pulga (Pedrinho) e Saulo Mineiro. Técnico: Vagner Mancini.
SPORT 1
Dênis; Ewerthon, Rafael Thyere, Chico e Nathan (Rosales); Felipe (Vagner Love), Fábio Matheus (Fabinho) e Jorginho; Edinho (Edison Negueba), Alan Ruiz (Fabricio Daniel) e Diego Souza. Técnico: Enderson Moreira.
CEARÁ 2 X 1 SPORT | MELHORES MOMENTOS | 34ª RODADA DO BRASILEIRÃO SÉRIE B 2023
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.