Cirurgia no joelho de Leandro Barcia é um sucesso e jogador inicia período de recuperação no Sport

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife
O atacante Leandro Barcia rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e está fora do Campeonato Brasileiro 2020. Após sofrer uma lesão durante um treino, o uruguaio passou por exame de imagem, que constatou a lesão e tem previsão de recuperação em cerca de seis a oito meses. No fim de semana, o jogador passou por uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado do joelho direito e iniciou o processo de recuperação no Sport.
Leandro Barcia chegou ao Sport após disputar a última Série A pelo Goiás, em 2019. Desde a estreia, o atacante fez 28 partidas pelo Leão e marcou sete vezes, sendo três na Série A. Barcia marcou pela última vez na derrota por 4 a 2 para o Santos, pela 23ª rodada do Brasileirão. Sobre a cirurgia, o atacante comentou em seu Twitter: “A operação correu muito bem. Estou com vontade para fazer uma boa recuperação e voltar mais forte.”
Nesta semana, Barcia inicia um período de sete dias de descanso. A previsão é de que, na sequência, ele retorne ao clube para começar a fisioterapia, com duração de pelo menos um mês. Em meio ao segundo para o terceiro mês, poderá acrescentar musculação em suas atividades. No quarto mês de recuperação, ele deve ser liberado para trote, de forma simultânea às demais etapas. No quinto, começa com a corrida e só no sexto faz movimentação variada e trabalho com bola. Com isso, ele deve retornar aos gramados daqui há 6 ou 8 meses.
Lembrando que a Lei Pelé obriga os clubes a proporcionarem seguro desportivo aos atletas, em uma regra que tem por objetivo dar amparo financeiro quando não puderem exercer a profissão. Com isso, a tendência é de que o vínculo do atleta seja estendido, por força judicial. O atacante tem contrato com o Rubro-negro até fevereiro de 2021, quando está previsto o fim da Série A.