Clubes se unem e fazem ação pela Lei do Mandante; veja detalhes

Foto: Paulo Paiva/ DP Foto

Atlético-GO, Ceará, Fortaleza, Corinthians, Goiás, Vila Nova e demais clubes da Série A e também de outras divisões se uniram nas redes sociais por serem a favor das MP, 984, conhecida como a Lei do Mandante.

Em muitas das manifestações, os times convocam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para se unir a eles no movimento. Times de fora de divisões como: Juventude Cascavel também estiveram presentes.

A lei diz que passa a pertencer apenas ao clube mandante, o direito de arena e transmissão dos jogos sob seu comando. Anteriormente, o direito pertence às duas entidades esportivas participante do evento.

Ou seja, para uma emissora transmitir a partida, os dois clubes precisavam ter contrato com o canal. Deputados e senadores têm 60 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para tomar a sua decisão.

Caso eles não pautem a matéria, a lei perderá a validade. A medida provisória foi editada após uma visita do Flamengo, Rodolfo Landim, ao presidente Jair Bolsonaro no início do mês de julho, durante à pandemia pela Covid-19.