Com algumas mudanças, CBF oficializa regulamento da Copa do Brasil de 2021

Foto: ARNALDO CARVALHO / JC IMAGEM / AE
Tem novidade na Copa do Brasil. Nesta terça-feira (05), a CBF oficializou o regulamento da Copa do Brasil de 2021. A competição terá 92 clubes, um a mais que a última edição, e uma fase a menos, reduzindo de oito para sete. A grande novidade é que os times que disputam a Libertadores, e os campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste e Série B, entrarão mais cedo no torneio, a partir da terceira fase e não mais nas oitavas de final.
Veja ficou a competição fase a fase:
Primeira fase (3 e 10 de março)
São 80 times divididos em oito potes com dez equipes cada, com base no ranking da CBF, definido ao término da temporada. O pote A enfrenta o pote E, o pote B encara o pote F, o pote C pega o pote G e o pote D duela com o pote H.
Os times fazem confronto em jogo único com mando de campo para a equipe de pior ranking, mas o clube visitante tem a vantagem do empate. Os duelos serão definidos através de sorteio, que norteiam também a próxima fase.
Segunda fase (17 de março e 7 de abril)
São os 40 times classificados que se enfrentam, em jogo único, com base no chaveamento realizado através do sorteio da primeira fase, que estabelece também o time detentor do mando de campo. Aqui, não há vantagem: em caso de empate, o confronto vai para os pênaltis.
Terceira fase (2 e 9 de junho)
São os 20 times classificados, acrescidos dos 12 que disputam a Taça Libertadores (podem variar de sete a nove), do campeão da Copa do Nordeste, do campeão da Copa Verde e o Campeão da Série B.
Nesta fase, será realizado novo sorteio, com os 16 melhores times do ranking de um lado da chave e os demais 16 do outro. Os confrontos, a partir daqui, serão de ida e volta, com os mandos a serem definidos também pelo sorteio.
Quarta fase – oitavas de final (28 de julho e 4 de agosto)
São os 16 times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos a serem definidos em novo sorteio, sem distinção de pote ou ranking.
Quinta fase – quartas de final (25 de agosto e 1º de setembro)
São os oito times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos a serem definidos em novo sorteio, sem distinção de pote ou ranking – a partir de então, este chaveamento norteará as próximas fases da competição.
Sexta fase – semifinal (8 e 15 de setembro)
São os quatro times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos definidos pelo chaveamento estabelecido no sorteio da fase anterior.
Sétima fase – final (20 e 27 de outubro)
São os quatro times classificados, que se enfrentam em ida e volta, com duelos e mandos de campos definidos pelo chaveamento estabelecido no sorteio da quinta fase.