Com o segundo pior ataque da Série A, Sport segue em busca de alternativas para voltar a fazer gol

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Com apenas uma vitória nos últimos 11 jogos, o Sport está a um ponto da zona de rebaixamento e o alerta está ligado na Ilha do Retiro. E muito se deve ao baixo aproveitamento ofensivo do time na temporada. Ao mesmo tempo em que o leão tem o segundo pior ataque da competição com apenas 21 gols marcados em 24 partidas, o rubro-negro também é o time que menos finaliza por jogo e que menos produz chances claras de gol no campeonato, de acordo com os números levantados pelo portal SofaScore.
Com um elenco limitado, a atenção defensiva passou a ser prioridade máxima do time desde a chegada de Jair Ventura, que por algumas vezes chegou a abdicar de atacar. Com a baixa produção ofensiva, o Leão tem uma média de 6.7 finalizações por jogo. A dificuldade para criar oportunidades de gol reflete diretamente no rendimento dos atacantes do Sport no campeonato.
Tanto que o artilheiro do time ainda é o zagueiro Iago Maidana, com quatro gols. Até então, nenhum dos jogadores de ataque conseguiu marcar mais de três gols. Leandro Barcia e Marquinhos são os que marcaram mais vezes, com três tentos cada, seguidos de Hernane Brocador e Elton, que já deixou o clube, com dois gols marcados. Dos 21 gols do Sport no Campeonato Brasileiro, 11 foram marcados por atacantes.
Além dos já citados acima, o centroavante Mikael balançou as redes uma vez. Já Maxwell, Lucas Venuto e Dalberto, recém contratado, ainda não marcaram, assim como Rogério, Philip e Ronaldo, que deixaram o clube sem marcar na competição, No próximo domingo, em confronto decisivo contra o Coritiba, na Ilha do Retiro.
Números do Sport no Campeonato Brasileiro:
Artilharia na Série A
4 gols – Iago Maidana
3 gols – Marquinhos e Leandro Barcia
2 gols – Hernane Brocador, Thiago Neves e Elton (deixou o clube)
1 gol – Lucas Mugni, Mikael, Marcão, Jonatan Gomez e Patric
Piores ataques da Série A
20 gols – Coritiba, Atlético-GO e Athletico
21 gols – Sport
22 gols – Botafogo
23 gols – Fortaleza
Chances claras de gol
21 – Sport
26 – Goiás e Fluminense
27 – Vasco da Gama
30 – Fortaleza
Total de finalizações por jogo
6.7 – Sport
7.3 – Coritiba
7.5 – Vasco da Gama
8.3 – Goiás e Fortaleza
Fonte: SofaScore