Como está o Grêmio, adversário do Sport no próximo jogo pelo Brasileirão

(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

O clube gaúcho está no fim da tabela e vem de uma derrota em casa para o Athletico-PR

A próxima partida do Sport pelo Campeonato Brasileiro é contra o Grêmio, na próxima quinta-feira (17), na Ilha do Retiro. Vencer o time gaúcho é importante para afastar da zona do rebaixamento o Leão da Ilha, que, com três rodadas do Brasileirão concluídas, está em 16º lugar na tabela, com um ponto.

O Brasileirão está no início, e as apostas estão abertas – não só para Sport x Grêmio como para os jogos dos demais clubes. Para apostar de maneira segura, o ideal é seguir o passo a passo para garantir o bônus da bet365.

Bater o Grêmio na Arena representa um desafio duro para o Sport. Apesar de ter feito um início péssimo de Brasileirão, o tricolor gaúcho mostrou uma performance forte na Copa Sul-Americana e no Campeonato Gaúcho.

O time venceu a final do estadual contra seu arquirrival, o Internacional, e, na Sul-Americana, venceu cinco dos seis jogos da fase de grupos e empatou o outro. Com o time reserva, goleou o Aragua, da Venezuela, por 8 a 0.

No retrospecto do confronto entre as duas equipes, o Grêmio venceu em cerca da metade dos jogos. Se considerarmos apenas os jogos que tiveram o Sport como mandante, o Leão acumula mais vitórias que os gaúchos. Levando em conta apenas os últimos cinco anos, porém, o Sport demonstrou hegemonia – venceu cinco de oito jogos e perdeu apenas um.

O Grêmio sob Tiago Nunes

Atualmente, com duas rodadas jogadas, o Grêmio ocupa o 19º lugar na tabela do Brasileirão, sem pontos marcados – um fato que, por si só, não significa muita coisa neste estágio do campeonato. O tricolor jogou apenas dois jogos porque a partida contra o Flamengo, marcada para a segunda rodada, foi adiada porque o clube carioca tinha muitos dos seus jogadores envolvidos com as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

O Grêmio iniciou o Brasileirão com uma derrota de 3 a 2 para o Ceará na Arena Castelão, em Fortaleza. Mas a vitória cearense não foi fácil. O terceiro gol do clube nordestino só saiu nos acréscimos.

A derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR reflete a falta de criatividade dos gaúchos diante dos paranaenses. Durante os 90 minutos, o Grêmio só apresentou perigo ao goleiro do Athletico uma única vez. Com duas derrotas, o tricolor passa pelo seu pior início de Brasileirão em 21 anos.

Assim, o Grêmio vai apostar tudo no duelo contra o Sport nesta quinta para superar a maré de azar e ganhar três pontos – o que poderia, dependendo dos outros resultados na quarta rodada, retirar o time da incômoda penúltima posição. Mas a necessidade da vitória e a ansiedade dos jogadores gaúchos pode ser um ponto positivo para o Leão que está na frete do Grêmio na tabela. É um jogo de 6 pontos!

Por outro lado, a derrota para o Athletico pode ter sido um ponto fora da curva na trajetória de evolução do time desde que o técnico Tiago Nunes assumiu o comando da equipe, no fim de abril. Desde então, o clube não havia perdido jogo algum. Mas parte da torcida tricolor já olha o técnico com desconfiança.

Para enfrentar o Sport, Nunes deve manter a mesma escalação utilizada contra o Athletico – inclusive com Jhonata Robert, a mais nova aposta do técnico para o meio-campo, um setor no qual Nunes ainda busca encontrar uma estrutura viável.

Para explicar a derrota para o Athletico, Nunes citou o surto de covid-19 na equipe, que afastou 15 atletas. “Tivemos a volta de alguns jogadores que estavam fora. Ritmo, só jogando. Rafinha, Ferreira, Diego Souza. Matheus esteve na seleção e não atuou 90 minutos no total. Também mais de 15 casos de Covid. Um somatório de fatores que não nos ajudaram a construir as melhores chances”, afirmou Nunes em coletiva.

Horário alterado

O horário da partida desta quinta foi alterado. O jogo começa às 19h, e não às 21h, como estava marcado anteriormente. A mudança foi promovida para que a partida não coincida com o jogo Brasil x Peru, pela Copa América.