Confira o cronograma do que a CBF fez durante à pandemia do Coronavírus para ajudar os clubes brasileiros

A pandemia do novo coronavírus segue com altos índices de contaminação. Assim, o futebol brasileiro chegou a voltar no Rio de Janeiro, porém foi suspenso novamente. Os clubes sofrem com a dificuldade financeira nesse período, onde a arrecadação diminuiu devido a paralisação dos jogos.

Em meio a este cenário, a CBF adotou algumas medidas para ajudar os times nesse tempo difícil para o futebol brasileiro. A informação é do site Torcedores.com. Veja as ações da entidade desde a paralisação do esporte no país:

MARÇO – Início da pandemia

  • Paralisação dos campeonatos estaduais;
  • Congelamento das cotas de TV;
  • Pressão dos clubes por posicionamento da CBF.

ABRIL – Primeira ação

  • 02/04: Clubes da Série C pedem apoio da CBF
  • 07/04: CBF responde
    Cada clube que disputa as séries C e D do Campeonato Brasileiro recebeu um auxílio financeiro de  “duas vezes a folha salarial média dos atletas de cada uma dessas divisões”. A mesma medida também foi aplicada ao futebol feminino e destinada aos clubes que disputam as Séries A1 e A2 do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, os clubes até então mais desamparados pela crise gerada pela pandemia foram os primeiros a obter um apoio da entidade.

MAIO – Pressão por volta

O congelamento das cotas de TV provocou nos clubes um desejo desesperado de voltar a jogar. Para as equipes pequenas, as receitas oriundas da disputa dos campeonatos estaduais é crucial para manter a sobrevivência. Diante da pandemia, voltar a jogar se tornou uma saída para problemas como atrasos salariais e inadimplência financeira.

JUNHO – Nova ajuda: para clubes das Séries A e B