Em situação extremamente delicada no Campeonato Brasileiro, o Sport precisa de um milagre para evitar o rebaixamento. E na próxima rodada, o time pernambucano terá pela frente o Ceará, que tem se afastado cada vez mais do Z4 e vive momento bem mais confortável na tabela. Mas se por um lado a fase do adversário é melhor, por outro, historicamente o Leão leva a melhor sobre os Alvinegros.
Ao todo, as equipes já se enfrentaram num total de 36 vezes, por seis competições diferentes. Em 16 oportunidades o Sport saiu vencedor, contra 11 triunfos cearenses e 9 empates. A vantagem tem proporções bem maiores quando se trata de jogos válidos pela primeira divisão nacional. O Brasileirão foi o torneio que mais recebeu duelos entre Leão e Vozão, com 6 vitórias e apenas uma derrota rubro-negra, além de 4 empates.
O cenário se inverte quando se trata de partidas disputadas com mando do Ceará, como será o caso de domingo (14). O Alvinegro ganhou 8 dos confrontos disputados em casa, enquanto os leoninos levaram a melhor 4 vezes e outras 6 acabaram empatadas. Mas quando se trata de Campeonato Brasileiro, nem fora de casa os recifenses ficam em desvantagem. Das cinco vezes que os clubes estiveram frente a frente em Fortaleza pela competição, o Sport venceu duas, perdeu uma e outras duas ficaram no empate.
No embate mais importante entre os times, os pernambucanos também levaram a melhor. Na final da Copa do Nordeste em 2014, uma vitória por 2×0 na Ilha do Retiro e um empate em 1×1 no Castelão garantiram o tricampeonato do Sport.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.