A Copa do Brasil se encaminha para a semifinal e será conquistada por uma equipe da Série A, não haverá uma zebra na competição. Mas nem sempre foi assim. Criada em 1989, a competição que mais paga no Brasil, também é a mais democrática e, quiçá, emocionante, afinal o mata-mata possibilita jogos recheados de boas disputas. Com um formato que permite a participação de clubes de todas as regiões do país, a Copa é uma vitrine para que equipes de diferentes regiões, que podem aparecer para todo o cenário nacional.
A Copa do Brasil foi criada com o objetivo de proporcionar aos times menos tradicionais a chance de ter confrontos que os projetassem em frente aos mais poderosos do futebol brasileiro. Desde sua primeira edição, a competição tem sido marcada por uma combinação de emoção e imprevisibilidade, com clubes de diferentes tamanhos lutando por um lugar no pódio.
Com mais de 30 edições realizadas, a imprevisibilidade dos palpites futebol brasileiro aparecem em alguns momentos, mas era mais frequente em edições anteriores, quando os times da Libertadores não jogavam o torneio, por exemplo.
Veja as zebras que já venceram a Copa do Brasil:
Toda edição tem alguma zebra, como as históricas equipes do Asa de Arapiraca, Afogados-PE, Globo-RN, Baraúnas, e tantas outras que eliminaram times da Série A, mas essas não passaram da fase seguinte. No entanto, nas décadas de 90 e 2000, as equipes improváveis passaram de times da elite e sagram-se campeãs.
Veja as maiores zebras da competição:
– Paulista (2005): O time de Jundiaí fez história, foi um dos campeões mais surpreendentes da Copa do Brasil. Em 2005, o Paulista fez uma campanha memorável, derrotando gigantes do futebol brasileiro ao longo do caminho. O time, que não era amplamente reconhecido como um dos favoritos, conseguiu eliminar o Santos e, na final, derrotou o Fluminense. A conquista foi um marco para o clube e uma demonstração de que até as equipes menos favorecidas poderiam alcançar grandes feitos no futebol brasileiro.
– Santo André (2004): O time do ABCD Paulista também entrou para a história da Copa do Brasil com uma conquista inesperada. Em 2004, o clube teve um desempenho notável, eliminando equipes de peso, como Palmeiras, e avançando até a final. Na decisão, enfrentou o Flamengo, um dos grandes times do futebol brasileiro na época. O Santo André surpreendeu a todos e conquistou seu primeiro e único título da Copa do Brasil, um feito que deixou uma marca na história do futebol nacional.
– Juventude (1999): Esse não é das maiores zebras, afinal o Esporte Clube Juventude sempre figura na elite do futebol, mas, em 1999, ninguém diria que o time de Caxias do Sul faria uma campanha excepcional e seria campeão. A equipe enfrentou o Botafogo na final e, com uma vitória na ida e um empate na volta, conseguiu garantir o título. Certamente, o maior momento da história do clube.
– Criciúma (1991): O Criciúma Esporte Clube, de Santa Catarina, fez história em 1991 ao vencer a Copa do Brasil. O time contrariou todos os palpites da Copa do Brasil da época e conseguiu uma série de vitórias impressionantes. Na final, enfrentou o Grêmio e sagrou-se campeão, com dois empates. Curiosamente, o campeão tinha Luiz Felipe Scolari como comandante e o título foi a vitrine para Felipão se tornar, posteriormente, um dos principais técnicos da história do nosso futebol. A
– Sport (2008): Também não entra como uma das maiores zebras, afinal o Sport fazia jogos marcantes na Ilha do Retiro na época, colecionando vitórias impressionantes. Mas a virada, na final, torna o título inesperado, pois a equipe comandada pelo atacante Carlinhos Bala perdeu o jogo da ida por 3×1 e conseguiu reverter em Recife, vencendo por 2×0 em uma noite épica. A conquista premiou uma boa geração do Sport.
A Copa do Brasil é um torneio que, desde sua criação, tem sido um celeiro de histórias surpreendentes e emocionantes. Os campeões improváveis, mencionados acima, exemplificam como a competição pode revelar grandes feitos e surpresas, criando um charme único para o torneio.
Hoje, está cada vez mais difícil de vermos outra zebra, mas a Copa do Brasil continua sendo o único palco onde o inesperado pode acontecer a qualquer momento, proporcionando aos torcedores momentos inesquecíveis e nos lembrando do porquê o futebol é o esporte mais popular do mundo.
Veja mais notícias do Sport, acompanhe a classificação além da história e títulos do Sport Club do Recife.