Covid-19: CBF diz que mais de 100 jogadores chegaram a ser afastados após a volta do futebol

O lateral-direito Patric foi um dos jogadores que fizeram o exame Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Desde a volta do futebol no começo de agosto, à CBF revelou que 116 jogadores foram afastado pela CBF em todas as divisões por conta da Covid-19 e já se recuperaram. Vale ressaltar que mais de 1,4 mil atletas foram testados e o vírus foi identificado em 26 deles.

Na terceira rodada, que ainda não foi completa por que à Série C tem um espaçamento maior entre os jogos foram testados mais de 1,5 mil profissionais. Desses 16 testaram positivo para a doença. O médico Jorge Pagura falou sobre o assunto.

“Em praticamente quinze dias, houve uma queda de 5,8% para algo em torno de 1%. O que nós detectamos é que praticamente quatro ou cinco clubes representaram mais de 50% desses resultados. Então, nós estamos conversando com eles para que as fases dos protocolos sejam revistas. Tem alguma coisa que precisa ser revista e nós já estamos pedindo”, afirmou durante reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar o enfrentamento à pandemia no Brasil.

Pagura ainda garantiu que não houve contaminação dos atletas durante os jogos desde o retorno em meio à pandemia: “Não houve nenhum indício de contaminação de atleta durante o jogo. Nós temos vários exemplos disso: afastamos os atletas que tiveram o PCR positivo, jogando os contactantes e testando os clubes que jogaram com esses contactantes, nenhum desses clubes contactantes, em dois testes sucessivos, mostraram nenhum atleta positivo”, completou.