Desvantagem histórica, vantagem recente: confira o retrospecto do Sport contra o Grêmio

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
De falta, Sander fez o gol da vitória do Leão no último jogo contra o Grêmio (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Buscando iniciar uma reação no Brasileirão, o Sport visita o Grêmio no Rio Grande do Sul às 20:30 deste domingo (3). Atualmente na vice lanterna com 17 pontos, o Leão sequer marca um gol há 8 jogos, enquanto seu oponente também faz má campanha, ocupando o 18º lugar com 23 pontos. Mas apesar do cenário adverso, os rubro-negros mais supersticiosos podem se apegar no bom retrospecto frente ao adversário nos últimos anos para criar mais confiança.

Nos últimos 13 confrontos diante dos gaúchos, o Sport perdeu em apenas duas oportunidades, empatou quatro e venceu sete vezes. Apesar das duas derrotas terem acontecido na Arena do Grêmio, palco da próxima partida, os leoninos levam vantagem até neste recorte: das seis vezes em que os times se enfrentaram no estádio tricolor, os pernambucanos pontuaram em quatro, incluindo um empate em 2015 e três vitórias, em 2016, 2018 e 2020.

Por outro lado, no histórico geral a vantagem é dos sulistas. São ao todo 49 duelos entre os clubes, com 23 vitórias gaúchas, 13 rubro-negras e 13 empates. Dentre esses embates, duas decisões de peso: a final da Copa do Brasil de 1989 e as quartas de final do Brasileirão de 2000. Ambas foram vencidas pelos gremistas e são contestadas até hoje pela torcida do Leão no quesito arbitragem.

Na última vez em que se encontraram, quem levou a melhor foi o Sport. No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, uma vitória por 1×0 com gol de falta do lateral esquerdo Sander selou o primeiro triunfo do time recifense no campeonato, e por sinal o único como mandante até então. Já a última vez em que os porto-alegrenses venceram o duelo foi em setembro de 2017, numa sonora goleada por 5×0.