14/01, dia do treinador: relembre os técnicos das maiores conquistas do Sport

nelsinho
(Foto: JC Imagem)

A data de hoje, 14/01, simboliza um dia importante no futebol, tendo em vista que homenageia uma das principais figuras do esporte: o treinador. Atualmente, no Sport, o cargo é ocupado por um profissional bem quisto pela torcida, o paraguaio Gustavo Florentín, que recebeu inclusive uma homenagem do clube nas redes sociais. Mas, ao longo de seus 116 anos de história, o Leão possui outros nomes que não só caíram nas graças do torcedor, como construíram vitórias recheadas de conquistas. A reportagem relembra os personagens que estavam na área técnica nas maiores conquistas rubro-negras.

Na maior conquista de sua história, o Campeonato Brasileiro de 1987, o Sport viveu uma situação atípica envolvendo o cargo de treinador. Emerson Leão, que iniciara aquela temporada como goleiro leonino, assumiu, durante o ano, a responsabilidade de treinar a equipe. Numa campanha de bastante autoridade, conduziu os Rubro-negros ao quadrangular do título, mas deixou a função, que foi assumida por Jair Picerni. Contratado após trabalho no Al Ain, dos Emirados Árabes, o técnico comandou os pernambucanos nas duas partidas decisivas contra o Guarani: o empate em 1×1 em Campinas e a vitória por 1×0 na Ilha do Retiro.

Outra conquista nacional veio a acontecer três anos depois. Após amargar seu primeiro rebaixamento, o Sport deu a volta por cima em grande estilo, subindo para a primeira divisão e conquistando o título da Série B logo no ano posterior. Na dura, porém vitoriosa campanha da segundona em 1990, o comandante era Roberto Brida.

Reprodução/Internet
Foto: Reprodução / Internet

Na década de 90, o Leão conquistou dois de seus títulos da Copa do Nordeste. O primeiro, em 1994, foi conquistado sob comando de Givanildo de Oliveira, que começaria a escrever, naquela mesma década, a sua história como o técnico mais vezes campeão pelo Sport, vencendo também os estaduais de 1991, 1992, 1994 e mais para a frente o de 2010. O segundo regional aconteceu em 2000, quando Celso Roth ocupava a área técnica leonina.

Família Baptista crava seu sobrenome na história do Sport

No século seguinte, as duas conquistas de maior peso vieram através da mesma família. Em 2008, numa campanha épica, os Rubro-negros conquistaram a Copa do Brasil com grande protagonismo do técnico Nelsinho Baptista. Seu filho, Eduardo Baptista, preparador físico do clube no título nacional, viria a ter a oportunidade treinar a equipe interinamente em 2014. Com o ótimo desempenho, foi efetivado e levou o Sport de quase eliminado na primeira fase, ao topo do pódio do Nordeste pela terceira vez.