Entenda a nova regra que fez árbitro anular pênalti do Sport em jogo contra o Palmeiras

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Em abril de 2020, há nove meses atrás, uma nova regra no futebol brasileiro foi colocado em prática após uma mudança que foi feita pela International Board, a IFAB, que divulgou as alterações nas regras do futebol para a temporada 2020/21. Entre as diversas orientações para os árbitros, o que chama atenção é a modificação na regra de bola na mão.

Vale enaltecer, que desde esse mês de abril, o toque no começo do braço(junção com axila) não será mais considerado infração dentro da área. Anteriormente, lances como esses era considerado pênalti e, agora, não será mais validado.

“Com a finalidade de determinar com clareza a infração de mão, se estabelece o limite do braço no ponto inferior da axila”, diz o comunicado da IFAB.

Com essa mudança da regra, os árbitros de futebol já colocaram em prática e, exemplo disso, ocorreu no jogo entre Sport x Palmeiras pelo Brasileirão. Quando, a bola bate no começo do braço do atacante Rony, do Palmeiras, mas sem intenção após um recuo do zagueiro do Palmeiras, Benjamin Kuscevic e a bola não estava à caminho do gol. O lance foi checado no VAR, mas foi anulado após colocado em prática a nova regra da IFAB.

O lance gerou muita revolta do elenco do Sport, da comissão técnica e da diretoria. Mesmo assim, a diretoria rubro-negra tomou atitude de não ter mais o VAR em seus jogos e tentar a impulgnação do jogo contra o Palmeiras, o que deverá ser anulado pela CBF.