Entenda como o estilo de jogo proposto por Jair Ventura se encaixou e salvou o Sport do rebaixamento

Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife
Quase livre. Matematicamente ainda não, mas o Sport está com um pé na Série A de 2021 graças à Jair Ventura, e ao seu modelo de jogo. O leão costuma conquistar pontos usando uma receita bem objetiva: o time não precisa ter a bola por muito tempo ou finalizar mais que o adversário. O rubro-negro chegou aos 42 pontos e praticamente se livrou do rebaixamento, ao apostar no reativo, já que 72% dos pontos que ganhou foram em partidas nas quais teve menos posse de bola do que seus adversários.
Um efeito direto disso é que o Leão, na maioria das partidas, também chutou menos do que seus rivais. Cerca de 70% da sua campanha foi construída em partidas em que finalizou em número menor do que os adversários. Jair Ventura assumiu o comando do Leão no fim de agosto, para substituir o demitido Daniel Paulista.
Quando o então novo técnico desembarcou em Recife, o Sport somava apenas quatro pontos em cinco rodadas e ocupava o 18º lugar. Desde então, Jair Ventura comandou o time em 31 jogos, acumulando 11 vitórias, cinco empates e 15 derrotas e um aproveitamento de 40% dos pontos.